A equipe do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU), no Paraná, administrado pela CCR Aeroportos, realizou a “Caça F.O.D.” (Foreign Object Debris ou Detritos de Objetos Estranhos, em tradução livre), que consiste em procurar e recolher na área operacional do aeroporto qualquer objeto estranho à operação, como itens perdidos por passageiros ou derrubados durante o serviço e trânsito de aeronaves, veículos e equipamentos na área de movimento.
Leia também
- CCR quer a homologação do novo trecho da pista do Aeroporto de Foz
- PRF e Foztrans contra transporte clandestinos de passageiros no Aeroporto de Foz
Essa manutenção é importante, pois esses objetos podem comprometer o funcionamento do aeroporto e até mesmo causar acidentes. Nessa vistoria foram recolhidos 3.45 kg de F.O.D, dentre parafusos, lacres, etiquetas, pedras e alças de bagagens.
A Supervisora de Safety da CCR Aeroportos, Thais Brambilla Funari, destaca que “essa é uma forma de contribuir para a segurança operacional do aeroporto, pois caso algum objeto seja sugado pelo motor de uma aeronave, pode ocasionar danos e prejuízos não apenas materiais como a vidas”.
Marcius Moreno, Gerente Executivo da CCR Aeroportos, também ressalta que essa vistoria é uma ação recorrente dentro do aeroporto. “A equipe de Safety sempre realiza essa atividade e, periodicamente, convidamos outras equipes para participar dessa busca por objetos estranhos. A primeira Caça F.O.D do ano aqui em IGU mobilizou várias equipes da comunidade aeroportuária, como colaboradores da CCR Aeroportos, bombeiros do aeródromo, colaboradores que trabalham na área de rampa e outros colaboradores de empresas terceirizadas que prestam serviço para o aeroporto.”