Procedimento que era oferecido apenas nos hospitais e UPAS passará a ser feito também na casa dos pacientes
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Foz do Iguaçu ampliou os procedimentos oferecidos aos iguaçuenses. As equipes passaram a realizar a decanulação de traqueostomia de pacientes, que antes era feita apenas nos hospitais e UPAS, diretamente nas residências.
Os profissionais passaram por capacitações para o início do atendimento, seguindo o protocolo preconizado e a indicação clínica da equipe multiprofissional, composta por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, enfermeiros e médicos.
Leia também
Foz entre os 10 destinos mais procurados da América do Sul na TripAdvisor
Semana começa com mais de 200 oportunidades de trabalho em Foz
De acordo com Aline Luiza Führ, coordenadora do SAD, o próximo passo será a troca de gastrostomia também nas residências, com segurança. A Secretaria da Saúde estuda meios de atendimento e a compra dos materiais para que o serviço comece a ser oferecido.
“Buscamos capacitações frequentes com os profissionais que atuam no SAD, para aprimorar um trabalho que é tão necessário na cidade. Com este novo atendimento podemos desafogar a fila de espera, oferecendo a mesma excelência no atendimento”, disse.
Serviço de Atenção Domiciliar
Desde março de 2021, o SAD conta com 4 equipes multiprofissionais para o atendimento domiciliar de pacientes com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Desde então, já foram encaminhados mais de 800 pacientes que foram direcionados para atendimentos de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas.