Ciudad del Este completa 66 anos nesta sexta (03)

WhatsApp
Facebook
Vista de Ciudad del Este, a partir da margem brasileira do rio Paraná (Foto: Arquivo/Viagens e Caminhos)

A capital de Alto Paraná foi emancipada em 1957, nove anos antes da inauguração, em março de 1965, da Ponte Internacional da Amizade

Ciudad del Este, um dos mais importantes centros comerciais do Paraguai, na fronteira com Foz do Iguaçu (Brasil), completa 66 anos de fundação nesta sexta-feira (03 de fevereiro). A data vem sendo comemorada com uma programação aberta na última semana de janeiro com eventos religiosos, artísticos, esportivos e um festival de música com o DJ brasileiro Alok, fechando as festividades no domingo (05).

A capital do Departamento (Estado) de Alto Paraná, foi emancipada em 1957, nove anos antes da conclusão e inauguração, em 27 de março de 1965, da Ponte Internacional da Amizade, ícone de integração dos povos da Tríplice Fronteira, incluindo a Argentina. Ciudad del Este começou como uma pequena comunidade portuária às margens do rio Paraná, cresceu e hoje abriga aproximadamente 400 mil habitantes, segundo projeções do Instituto Nacional de Estatísticas do Paraguai.

No início, Ciudad del Este foi batizada de Flor de Lis, depois passou para Puerto Presidente Stroessner, nome do ditador deposto em 3 de fevereiro de 1989. No início, o município era pequeno, com um porto simples e um comércio incipiente. Com a construção da represa de Acaray, próxima a Hernandárias, passou a se desenvolver. 

Leia também

O boom social e econômico veio com a construção da Ponte da Amizade com Foz do Iguaçu. A construção da Itaipu Binacional, a partir da década de 1970 na área da vizinha Hernandárias, também refletiu positivamente no desenvolvimento de Ciudad del Este.

Em função do aniversário do município, parte do comércio estará fechado na sexta-feira (3 de fevereiro). No entanto, alguns estabelecimentos irão funcionar. A programação de aniversário termina no domingo, com o festival Ecofest no estádio de futebol 3 de Febrero. Entre as atrações, além de Alok, está a banda Damas Grátis, um dos principais destaques da cúmbia na Argentina.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *