Foram três dias de oficinas e formações para os profissionais da rede municipal de ensino; na terça-feira (07) eles iniciam o ano letivo nas 50 escolas e 44 Cmeis
Terminou nesta sexta-feira (03) no Hotel Rafain Palace o VI Seminário Municipal da Educação, promovido pela Prefeitura de Foz do Iguaçu. Foram três dias de palestras, oficinas e formações para os mais de três mil profissionais que integram a rede municipal de ensino.
Na manhã desta sexta-feira, temas da atualidade e palestras motivacionais envolveram os educadores, que iniciam o ano letivo na próxima terça-feira (07) nas 50 escolas e 44 Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil).
Leia também
- Estudantes de Medicina da UNILA elaboram manual com procedimentos adaptadas a profissionais cadeirantes
- Docente da UNILA desenvolve novo método de predição de energia solar
“Fomos muito felizes na escolha dos palestrantes, que abordaram temas como a auto valorização, a empatia, a cooperação e o trabalho em equipe, como também assuntos mais técnicos, como o autismo, o papel da família na escola, o plano municipal da educação, entre outros. O objetivo do seminário foi cumprido: integrar conteúdos e motivar nossos professores para um novo ano letivo”, avaliou a secretária da educação, Maria Justina da Silva.
Para a diretora do departamento de Educação Infantil, Luciana Moreira, as oficinas realizadas abriram um leque de oportunidades para o trabalho em sala de aula. “Nós buscamos temas que contemplavam o currículo, mas também trazendo novidades que agregassem a prática pedagógica. Tivemos momentos riquíssimos e muito importantes para toda a rede de educação”, comentou.
Professora e coordenadora da Escola João da Costa Viana, Jaqueline Pereira disse que o seminário foi excelente, por trazer especialistas de renome na área e também valorizar os profissionais da rede. “Os palestrantes trazem novas visões e ideias interessantes que podemos utilizar em sala de aula, mas estamos muito felizes pela valorização dos servidores e a exposição de projetos”, afirmou. Jaqueline se refere à exposição dos projetos do Prêmio Paulo Freire e à participação dos professores nas atividades, como nos momentos de trabalho do corpo e da mente.
As palestras motivacionais e os períodos de descontração também foram elogiados pela coordenadora da Escola Elenice Milhorança, Léia Azevedo. “Sou servidora há 26 anos e já participei de muitos seminários. Os assuntos técnicos são essenciais, mas as palestras motivacionais agradam bastante. É uma forma de começarmos o ano ainda mais animados”, relatou.
Na segunda-feira, dia 6 de fevereiro, os profissionais da educação participam de uma palestra on-line com o tema “Cérebro e Desenvolvimento” com a fonoaudióloga e psicopedagoga, Telma Pantano. A atividade encerra o ciclo de formações antes do início do ano letivo.