Pioneiro de Foz recebe condecoração concedida pelo Imperador do Japão

WhatsApp
Facebook
Kazumi Nemoto junto com o cônsul Keiji Hamada e sua família durante a solenidade de entrega da condecoração

Entrega foi feita pelo cônsul do Japão no Brasil; “Maior prêmio que já recebi na vida”, diz Kazumi Nemoto que mora em Foz há 46 anos

O fundador da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Foz do Iguaçu (Acefi) Kazumi Nemoto acaba de ser agraciado com uma condecoração concedida pelo Imperador Naruhito, do Japão. Nemoto, que reside em Foz do Iguaçu há 46 anos, recebeu do cônsul geral do Japão no Paraná, Keiji Hamada, a Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata pelos Feitos Notáveis. Ele integrou uma lista de sete brasileiros nativos e naturalizados que receberam a “Condecoração de Outono de 2022 (4º ano da era Reiwa)”, entregue no último dia 29 de janeiro na Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, em Londrina.

“Esse é o maior prêmio que já recebi do governo do Japão durante toda a minha vida, é a maior honraria entregue pelo país em nome do Imperador”, destacou Kazumi Nemoto. Que ressaltou: “Estou muito orgulhoso pois somente sete pessoas do Brasil receberam está condecoração”. Os agraciados com a Comenda, que inclui diferentes classes da “Ordem do Sol Nascente”, foram anunciados em novembro do ano passado. A honraria é entregue em nome do Imperador a personalidades que prestam “longos e meritórios serviços ao país”.

Destaca o GDia que o Kazumi Nemoto tem 78 anos e fundou a Acefi em 1987, tornando-se o primeiro presidente da entidade. Ainda na Associação, atuou durante 32 anos como diretor cultural, contribuindo para a promoção da cultura nipônica e para o desenvolvimento da comunidade de nikkei do município. Também contribuiu e contribui no fortalecimento das relações amigáveis entre Brasil e Japão, atuando como intérprete para comitivas do governo japonês e empresas japonesas que visitam o município.

Leia também

“Agradeço o apoio da minha família e amigos para ter chegado a esse momento, principalmente minha mãe, que já faleceu. Ela me criou sozinha na ausência do meu pai, que infelizmente não conheci”, recorda o pioneiro iguaçuense. “Quero levar essa medalha e mensagem para ela quando falecer e mostrar o que conquistei na minha vida, trabalhando muito. Sou morador de Foz do Iguaçu há 46 anos e ainda quero continuar contribuindo na divulgação da cultura japonesa no Brasil”, concluiu.

No período em que Kazumi Nemoto atuou pela Acefi, a entidade conseguiu adquirir um terreno para construção do campo de beisebol e de sua estrutura física a partir da participação em eventos gastronômicos, nos quais apresenta pratos japoneses contribuindo na divulgação da culinária do país, bem como na integração da comunidade nikkei da região. O pioneiro trabalha ainda tanto no desenvolvimento das atividades esportivas e de língua japonesa, como na realização de eventos culturais.

Destaques

Além de Kazumi Nemoto, o governo japonês homenageou, em nome do imperador, Toshi-ichi Tachibana (nacionalidade brasileira), Toshihiko Tan (nacionalidade japonesa), Ken Nishikido e Clara Fumiko Shirayanagui dos Santos (ambos de nacionalidade brasileira), Minoru Matsuura (brasileiro) e Kenichi Iwata (japonês naturalizado brasileiro).

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *