A Império de Ciudad del Este (Paraguai) será uma das atrações da tradicional festa às margens do rio Iguaçu no lado argentino da Tríplice Fronteira
A Costañera Eduardo Arrabal, avenida às margens do rio Iguaçu, será novamente palco do tradicional desfile de carnaval em Puerto Iguazú, município argentino que junto com Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este e Presidente Franco (Paraguai) forma a Tríplice Fronteira. O Cataratas de Alegria, de 17 a 19 de fevereiro (sexta-feira a domingo, respectivamente), volta após dois anos de paralisação devido a pandemia da covid-19 e contará com apresentações de cinco escolas de samba, incluindo uma convidada internacional. O encerramento da festa estará a cargo da banda tropical Siete Lunas.
Destaca o GDia que o Cataratas de Alegria será aberto nas três noites a partir das 20h, com ingressos a P$ 500,00 (aproximadamente R$ 14,00) por noite. Como nos anos anteriores, é proibido entrar com bebida alcoólica e lançador de neve. As cinco escolas de samba vão competir para ver quem leva mais alegria a avenida.
Leia também
- PRF inicia Operação Carnaval 2023 no Paraná
- Aeroporto de Foz do Iguaçu deve receber mais de 33 mil passageiros no Carnaval
A promoção terá como convidada a Fitnessmanía, escola de samba que há vários anos se retirou dos carnavais de Puerto Iguazú e irá se apresentar na sexta e no sábado, além da Império, de Ciudad del Este, no Paraguai. As tradicionais escolas que farão parte da festa popular confirmadas até o momento são a Batuke, Banda Norte, San José, Arco Iris e Selva Noche Luna. Este ano, a Yaguareté não vai para a pista.
A organização está a cargo da Comissão de Carnaval com o apoio do município, que além de colaborar com a logística, juntamente com o Iturem (Instituto de Turismo), entregou um subsídio de P$ 2 milhões de peso argentino (aproximadamente R$ 54 mil) entre as cinco escolas, que será usado para cobrir algumas despesas no confeccionar fantasias para as crianças que irão desfilar na avenida. À imprensa, a Prefeitura informou que colaborou com o palco e o necessário para o evento, como luzes e som.
Os efetivos de segurança, da Segurança Cidadã, Direcção dos Serviços Públicos e Trânsitos, farão operações especiais para organizar a entrada e saída do local. O El Território lembra que, como todos os anos, haverá cantinas que serão geridas pela Comissão Permanente de Carnaval bem como a cobrança de bilhetes.
Ainda não foi confirmado o horário de início da apresentação do grupo Siete Lunas, que marcou época com seus sucessos como “Loco Corazón”, “Mujer Cósmica”, “Exótica” e outros. Parte da renda obtida com os ingressos e cantinas é destinada para premiação das escolas participantes e despesas da Comissão de Carnaval. A Prefeitura ficará responsável pelo balanço das receitas assim que o evento terminar.
Temas e enredos
O portal LaVozDeCataratas ressalta que a característica da maioria das escolas de Puerto Iguazú é que são como uma grande família, que já tem uma história no corsódromo (sambódromo). Quanto às alegorias, este ano é muito particular, ser Campeão do Mundo ainda se sente na pele, levantar a taça significa uma apoteose inexplicável, que atingiu o máximo em nível mundial, o equivalente a tocar o céu com as mãos.
Este imaginário talvez tenha levado as escolas Batuke e A Banda Norte escolherem como tema “Campeão do Mundo”. Cada um terá o seu ponto de vista para o representar. Já a Jungle, Noche Luna, agremiação que sempre participou desde 2016 com temas sociais, este ano sairá com ‘Carnaval Mundial’ alusivo aos carnavais do mundo e à alegria popular que esta última copa do mundo trouxe para a Argentina.
San José comemora 10 anos de sua criação, para o qual o tema alegórico é ‘Passeio pela História de San José’. A Arco Iris, criada em 1999, representará o ‘Pássaro Fênix’. Os carnavais do Iguaçu têm características bem distintas, que é o desfile ao som da batucada sem amplificação e sem música, com um júri que qualifica variedade de ritmo, bagunça, carros alegóricos e corpos especiais.