Verri virá a Foz do Iguaçu no mesmo dia para iniciar o processo de gestão da usina
Fontes próximas ao governo federal dão como certa a nomeação nesta terça-feira (07) do deputado federal Enio Verri como diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional. A nomeação deve sair na edição do Diário Oficial da União (DOU) publicada pela parte da tarde do mesmo dia. Verri chegará em um voo pela noite a Foz do Iguaçu, sede da usina.
Leia também
- Estatal aprova nome do deputado Enio Verri para a direção-geral da Itaipu
- Cinco unidades de saúde em Foz seguem com atendimento até as 22 horas para casos suspeitos de dengue
Adianta o Iguassu Newstur que Verri foi indicado ao cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 26 de janeiro. Depois disso assumiu o mandato de deputado federal pelo PT, no dia 1º fevereiro, e aguardou seu o nome ser aprovado pelo Conselho de Administração da ENBpar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional), fato ocorrido na última sexta-feira (03). A estatal é responsável pelos ativos que não foram privatizados no programa de privatização da Eletrobras, como a Eletronuclear e a usina.
Além de Verri na direção-geral da usina, já foram confirmados os nomes de Carlos Carboni para ocupar o cargo de diretor de Coordenação e Luiz Fernando Delazari para a Diretoria Jurídica. Carboni é uma indicação da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Delazari, do ex-governador Roberto Requião. Os nomes passaram por aprovação do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Outros nomes estão sendo cotados para assumirem as outras diretorias da usina. O ex-deputado da região de Pato Branco e ligado ao PSD, Pedro Guerra, foi indicado para assumir a Diretoria Financeira da Usina. Surgiu ainda o nome do ex-prefeito de Ponta Grossa, Péricles de Mello para assumir a Diretoria Administrativa. O ex-deputado e ex-reitor do IFPR, Irineu Colombo, deve assumir o controle do Parque Tecnológico da Itaipu (PTI).
Veja como ficará a composição da Itaipu Binacional
Nomes confirmados
Diretoria-Geral: Enio Verri
Diretoria de Coordenação: Carlos Carboni
Diretoria Jurídica: Luiz Fernando Delazari
Diretoria Financeira: Pedro Guerra
Diretoria do PTI: Irineu Colombo
Nomes ainda não confirmados
Diretoria Administrativa: Péricles de Mello
Diretoria Técnica: Luiz Fernando Menezes