O espaço dará assistência aos pacientes com dengue tipo B; pessoas com sintomas devem procurar, primeiramente, Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa
Devido à alta demanda de casos suspeitos de dengue na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Foz do Iguaçu reforçou o atendimento a esses pacientes no Poliambulatório do Porto Meira, onde serão monitoradas as situações que requerem mais atenção, a partir desta quinta-feira (16). Os pacientes serão encaminhados pelas unidades básicas de saúde.
A estrutura do Poliambulatório irá abrigar a Unidade Padre Ítalo 24h, por ter um espaço mais amplo e que comportará também equipes do laboratório da rede municipal de saúde, uma vez que os casos de tipo B exigem um monitoramento diário dos pacientes. Lá também serão atendidos outros casos clínicos que eram assistidos na Padre Ítalo, que terá o espaço fechado de forma temporária.
Leia também
- Lula seja bem-vindo a Foz do Iguaçu, por Mohamad Barakat
- Forças de segurança fazem ação integrada para frear crimes de furto, receptação e tráficoForças
“Firmamos essa parceria com a Sociedade Nossa Senhora Aparecida para que o Poliambulatório seja referência ao monitoramento dos casos de dengue tipo B encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde”, afirma o prefeito Chico Brasileiro.
Com a mudança, a Secretaria Municipal de Saúde visa desafogar as duas Unidades de Pronto Atendimento, uma vez que, atualmente, cerca de 200 atendimentos diários são para o monitoramento dos casos tipo B. “O Poliambulatório terá um espaço adequado para esse monitoramento. Já temos uma escala de profissionais de laboratório que irão trabalhar conosco e um local para a hidratação desses pacientes”, explica a secretária municipal de Saúde, Rose Mari da Rosa.
A diretora de Atenção Primária à Saúde, Marcia Batista, reforça que os atendimentos que eram feitos na Unidade Padre Ítalo seguirão normalmente. “Estaremos com toda a equipe atuando no Poliambulatório 24h para fazer esse reforço necessário neste momento de epidemia, com um espaço mais amplo”.
A secretária Rose Mari da Rosa ressalta ainda que os pacientes com sintomas da doença devem, sempre, procurar primeiramente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. “Temos uma procura muito grande nas UPAs de pessoas com sintomas leves, que poderiam buscar uma UBS. Isso acaba aumentando o tempo de espera nas UPAs e gerando insatisfação. Precisamos do apoio de toda a população neste momento”, destaca.
Organização
Os pacientes com dengue tipo B que necessitam de encaminhamento serão encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. Aqueles que moram nas regiões Leste (região do Morumbi), Oeste (área central) e Sul (região do Porto Meira), serão encaminhados ao Poliambulatório. Já os que residem na região Nordeste (região de Três Lagoas) e Norte (Vila A, Porto Belo e outros bairros), serão encaminhados para a UPA Samek, no Jardim das Palmeiras.
Horário das UBS
A partir desta quinta-feira, quatro UBS (Vila Yolanda, Morumbi III, São João e Profilurb II) que estavam com horário estendido até as 22h e aos sábados voltam ao atendimento normal. “Não tivemos procura suficiente nas unidades para justificar a mudança, então voltaremos ao horário normal e somaremos os esforços das equipes ao atendimento no Poliambulatório”, pontua Rose da Rosa.
A Unidade do Cidade Nova segue com o horário estendido.