Aula de cidadania e história nas Casas de Leies do Paraná

WhatsApp
Facebook
Nesta quarta-feira (15), a Casa recebeu os alunos do Colégio Estadual do Campo Professor Pedro José Puchalski, de Contenda.. Créditos: Valdir Amaral/Alep

A primeira visita guiada de 2023 na Assembleia Legislativa aconteceu nessa quarta-feira (15), com os alunos do Colégio Estadual do Campo Professor Pedro José Puchalski, de Contenda, município situado na Região Metropolitana de Curitiba. O grupo de 22 alunos e quatro professores pode conhecer durante o passeio diferentes espaços da Casa, como o Salão Nobre e o Plenário, onde acontecem as sessões, além de tirar dúvidas sobre o processo legislativo.

Esta foi a primeira vez que os alunos tiveram a oportunidade de entrar na Assembleia. A estudante Ana Clara Camofer, do 3º ano, do ensino médio disse que ficou impressionada com a arquitetura da casa.

A atividade extracurricular é uma complementação do conteúdo estudado em sala de aula, que em um ambiente diferente ganha novo sentido, como lembra a professora de sociologia Simone Nunes Javorski. “Nós trabalhamos temas relacionados aos três poderes, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, e o fato de ver de perto como funciona é muito importante para o ensino e aprendizado dos alunos”, concluiu.

Leia também

O passeio aliado ao conhecimento mudou a percepção dos estudantes sobre a democracia e a responsabilidade de cada cidadão. O aluno Silvestre Augusto Pepes também do 3º ano esteve na Assembleia pela primeira vez e acredita que a oportunidade o deixou mais atento a política.

Visitas

Durante as visitas, estudantes podem conferir de perto como acontecem as votações nas sessões plenárias, as reuniões das Comissões permanentes e até as audiências públicas. Além disso, também têm acesso às atividades cotidianas dos deputados paranaenses, que são os responsáveis pela elaboração, discussão e aprovação de leis no âmbito estadual.

Para conhecer a Assembleia Legislativa do Paraná, basta entrar em contato com a Coordenadoria de Cerimonial da Casa. Para o agendamento é necessário encaminhar um documento constando o nome da instituição (se for uma escola ou universidade), contato (nome, telefone e e-mail), grau de escolaridade dos alunos, idade dos visitantes e número de pessoas no grupo.

As visitas são realizadas de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Porém, recomenda-se a visitação entre segundas e quartas-feiras, porque são dias em que ocorrem as sessões plenárias.

Para mais informações ligue para (41) 3350-4007 ou envie um e-mail ao [email protected].

Mais informações você encontra no site da Assembleia. É só clicar neste link.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *