Ações integram o programa Foz Desenvolve e foram apresentados pelo prefeito Chico Brasileiro e o Sebrae
Projetos de desburocratização e simplificação, acesso ao mercado e ao crédito, associativismo, inovação e tecnologia, fortalecimento empresarial e atração de empreendimentos que integram o Programa FozDesenvolve foram apresentados nesta segunda-feira (20) a uma comitiva de 17 prefeitos de Minas Gerais, uma deputada estadual, executivos e analistas do Sebrae/MG.
O encontro aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) e foi conduzido pelo prefeito Chico Brasileiro, a secretária da Fazenda Salete Horst e o consultor do Sebrar/PR, Marcelo Padilha. “Uma das missões do gestor público é a interação com outros municípios e gestores, porque nada se constrói sozinho e essa troca de experiências é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade”, afirmou o prefeito.
Leia também
- Excelente! Passagens para Santiago a partir de R$ 592 ida e volta, saindo de Foz do Iguaçu
- Pré-Conferências do Plano Municipal da Educação de Foz acontecem no dia 31 de março
Os visitantes foram apresentados ao maior programa de apoio empresarial da história do município (criado em 2018) e conheceram em detalhes as formas de implantação de cada projeto, como o Destrava Foz, Compra Mais Local, Repara Foz, Programa do Material Escolar, Foz Juro Zero, Mei na Escola e outros.
A secretária da Fazenda citou como exemplo a simplificação de serviços empresariais e a desburocratização para a abertura de empresas. “O Destrava Foz simplificou os procedimentos para abertura, alteração de licenças e baixas de empresas. Em 2017, o tempo para abertura de uma empresa poderia chegar a oito meses, e hoje isso é feito em minutos” declarou Salete.
Outros projetos de destaque são o Repara Foz e o MEI na Escola, que fazem a contratação direta de microempreendedores individuais para a prestação de serviços em prédios públicos.
Com o MEI na Escola e o Destrava Foz, o município foi reconhecido pelo Sebrae em duas edições do prêmio “Prefeito Empreendedor”.
Pandemia
Projetos criados e desenvolvidos durante a pandemia também foram apresentados durante a reunião, como o Foz Conhecendo Foz e o Foz Juro Zero. “Foz do Iguaçu é o segundo destino mais visitado do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro. Durante a pandemia, criamos um programa para que os moradores pudessem conhecer os atrativos da cidade e os guias de turismo tivessem uma renda. Também na pandemia, fizemos contratações diretas com costureiras para a produção de máscaras e em parceria com a Fomento Paraná, proporcionamos aos pequenos empresários a oportunidade de um empréstimo com os juros pagos pela prefeitura” citou Brasileiro.
Para o consultor do Sebrae/PR, Marcelo Padilha, a visita da comitiva – a terceira do estado de Minas Gerais – é prova de como as boas práticas de empreendedorismo, desburocratização e incentivo às micro e pequenas empresas funcionam e servem de referência para outros municípios.
“Foi neste governo que os microempreendedores tiveram prioridade, e mesmo com todo apoio do Sebrae e a união de diversos parceiros, se a gestão não tiver força política, não cria a mudança. Temos hoje ações em todos os temas que fazem a real transformação do município”, afirmou.
Ainda nesta segunda-feira, a comitiva fará uma visita à Central do Empreendedor e ao Escritório de Compras e conhecerá as ações do Codefoz e do Acelera Foz. Amanhã está prevista uma visita ao Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).
Fotos: Thiago Dutra/PMFI