Foram aplicadas pouco mais de 6 mil doses até agora, o que representa apenas 9% do público-alvo
A Secretaria Municipal da Saúde está aplicando a vacina bivalente contra a Covid-19 em todos os grupos prioritários nas 29 Unidades Básicas de Saúde de Foz do Iguaçu. A recomendação é do Ministério da Saúde, que antes orientava a aplicação de maneira escalonada – concluindo um grupo para iniciar a vacinação em outro e assim por diante. Agora, considerando a entrega dos imunobiológicos e a capacidade operacional de distribuição de doses aos estados, todos os grupos prioritários serão contemplados, sem escalonamento.
Integram o público-alvo: idoso acima de 60 anos, pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência a partir de 12 anos e trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos (também a partir de 12 anos), indígenas, ribeirinhos e quilombolas (acima de 12 anos), gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários dessas unidades.
Leia também
- Projeto Dia da Água em foz leva estudantes para conhecer o Macuco Safari
- O papel da Procuradoria da mulher da Câmara de Foz no amparo à vítima de violência
Números
Desde o início da vacinação com a bivalente da Pfizer/BioNTech em Foz do Iguaçu, no dia 27 de fevereiro, 6.034 doses foram aplicadas, o que representa 9% público alvo, formado por 66.069 pessoas. Portanto, ainda podem receber o imunizante 60.035 pessoas que integram os grupos prioritários.
Para receber a bivalente, é necessário ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes. O intervalo para a vacina bivalente é de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico).