A partir de primeiro de dezembro, o decreto municipal No 28.632, de 17 de outubro de 2020, permitirá a realização de eventos com qualquer número de pessoas, desde que não ultrapasse em 50% o número da capacidade total dos espaços. Por exemplo, uma sala com capacidade para 1000 pessoas, já poderá receber eventos com até 500 pessoas. Respeitando os devidos distanciamentos e protocolos sanitários. Até o fim de dezembro, o Destino contabilizará aproximadamente 30 pequenos eventos, como reuniões empresariais e encontros sociais.
Os hotéis já estão recebendo pequenos eventos, como treinamentos e encontros que chegam até 200 participantes. Na sexta-feira ,20 e sábado, 21, a cidade receberá o primeiro evento que não saiu do calendário de 2020. Trata-se do Fórum Ibero-Americano de Jovens Empresários, promovido pela FIJE (Federacion Internacional de Jovenes Empresarios), que ocorrerá paralelamente ao 6º Congresso Nacional de Jovens Empreendedores (CONAJE), e o Congresso Empresarial Paranaense promovido pela FACIAP. O evento deverá contar com cerca de 300 pessoas no hotel Mabu, de forma híbrida, sendo transmitido para todo o Brasil e outros países.
Em outubro, a diretora executiva do Visit Iguassu esteve presente na reunião da FACIAP em Maringá, com mais de 50 líderes empresariais, para reforçar que Foz do Iguaçu está mais que preparada para receber os participantes deste evento, com todos os cuidados sanitários e protocolos de saúde.
Em setembro, o Visit Iguassu, em conjunto com a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, participou de uma reunião com líderes da OAB-PR, também para reforçar a defesa do destino, mostrando que Foz está segura e pronta para receber todos os participantes, com protocolos e certificações nos hotéis e atrativos. Após, tivemos a confirmação, através da OAB-Foz, da realização da 7ª Conferência da Advocacia Paranaense, com mais de 1.000 pessoas de 10 a 12 de março de 2021, no hotel Bourbon Cataratas.
O Visit Iguassu esteve em reunião, ainda no mês de outubro, com os organizadores do Congresso Sul Brasileiro dos Corretores de Seguros – Brasesul, que acontecerá de 18 a 19 de março de 2021, com aproximadamente 1.700 pessoas, no Rafain Palace Hotel & Convention.
Sem deixar de mencionar do Festival de Turismo das Cataratas – em sua 15ª Edição, agendado para os dias 2, 3 e 4 de dezembro de 2020, também no Rafain Palace Hotel & Convention.
Prospecções
Até janeiro de 2021, a equipe do Visit Iguassu deve receber três visitas técnicas para fechamento de contratos de outros eventos confirmados para o próximo ano. Todos de cunho técnico-científico.
Para o presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez, a confirmação desses eventos em nosso destino, destaca a competência e a vocação de Foz do Iguaçu como grande centro receptor de eventos e negócios. Os investimentos que os empresários do setor de eventos realizaram e todo o trabalho das suas equipes comerciais, estão fazendo a diferença nesse momento de retomada dos eventos na cidade. É um grande estímulo para que nossa entidade se mantenha ainda mais ativa na captação e prospecção de mais eventos, pois é a atividade econômica que mais contribui para o equilíbrio da nossa sazonalidade.
A Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, o Visit Iguassu e alguns hotéis da cidade, estiveram em São Paulo, nos dias 14 e 15 de outubro, participando do evento Expo Retomada, que aconteceu no São Paulo Expo, e teve como objetivo reunir toda a cadeia produtiva dos eventos e mostrar na prática como se fazer um evento seguindo todos os protocolos de segurança. As palestras também abordaram temas relativos ao novo normal e como adotar práticas seguras para realizar os eventos. Foz do Iguaçu foi o único destino presente no e também fez questão de mostrar o quanto está preparado para receber eventos.
Para o diretor geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, Foz do Iguaçu é uma cidade com múltiplas belezas. “Nossa Campanha Vem pra Foz já está atraindo o viajante da região e de outras partes do Brasil e do mundo. Com os cuidados sanitários necessários, como os que estamos adotando, os demais perfis de turistas também vão começar a vir”. E acrescenta: “O turismo de eventos é um segmento muito importante e movimenta toda a economia do setor, do taxista, passando pelo motorista de Uber, até o empresariado como um todo”.
Neuso Rafain, presidente do Sindhoteis destaca a diferença entre o turismo de eventos e negócios e o turismo de lazer: “Os eventos, sem dúvida nenhuma, atraem mais benefícios e rentabilidade para o destino, uma vez que geralmente são patrocinados por entidades governamentais ou grandes indústrias, que investem em uma programação completa para os participantes, deixando oportunidade para que estes consumam ainda mais na cidade. Diferente de quando os visitantes vêm por conta própria e acabam economizando um pouco. Outro grande diferencial positivo dos eventos é que eles garantem grandes grupos ao mesmo tempo; grupos consumindo nos hotéis, nos atrativos, restaurantes, comércio, o que oportuniza, pelos dias de realização dos eventos um grande movimento econômico, que é muito bem visto por toda cadeia produtiva do turismo da cidade.
Retomada voos
Foz do Iguaçu deve recuperar a conectividade aérea para seis destinos até o final de dezembro. É muito importante para o setor de eventos a confirmação da retomada desses voos, pois assim garante uma grande variedade de conexões para facilitar a chegada dos participantes.
Da assessoria