Abertura do centenário da igreja São João Batista de Foz entra para a história com missa solene

A programação neste domingo, 16, prossegue com a segunda campanha das Talhas de Caná
WhatsApp
Facebook
Foto: Divulgação /Assessoria

Uma missa solene ao som de trombetas, acolhimento das imagens de São João Batista e de Nossa Senhora de Fátima com representação das bandeiras das pastorais e movimentos religiosos e a acolhida das talhas marcaram o início das comemorações do jubileu dos cem anos da igreja São João Batista, de Foz do Iguaçu, neste sábado, 15.

Um momento memorável, que já coloca o evento do centenário da primeira paróquia do munícipio como um dos mais bonitos de sua história. A programação toda segue até 24 de junho, segunda-feira, dia do padroeiro de Foz do Iguaçu, da Diocese e da matriz.

A santa missa foi celebrada pelo pároco Willian Alves de Paiva e concelebrada pelo padre Bento Jemiun e padre Juanes. Durante a abertura, o padre Willian acolheu a comunidade e visitantes contando um pouco da história do nascimento da São João Batista.

“Nesta terra de Foz do Iguaçu foi pensado e construído um templo inicialmente singelo, mas onde as pessoas podiam conversar, descansar em Deus, derramar seu coração em Deus. Esse lugar hoje se chama paróquia São João Batista”, narrou.

Leia também

Foz do Iguaçu nos anos 1920, quando surgiu a capela que hoje é a Igreja Matriz São João Batista, tinha uma pequena população, mas heterogênea. A cidade tinha 1.480 habitantes, dos quais a maioria – 1.275 – era de estrangeiros, principalmente argentinos e paraguaios.

Apesar da diferença de nacionalidade entre a população local, alguns registros demonstram que o entrosamento era relativamente tranquilo e as reuniões sociais e eventos festivos não eram raros.

Programação

A partir deste domingo (16), começa a segunda campanha das talhas de Caná. A novena prossegue até sexta-feira (21), quando começa a parte festiva com festa junina, ação entre amigos, exposições de fotografias antigas, venda de souvenires, tradicional almoço com feijoada, venda de bolo de São João, com medalhas do santo, e muita diversão.

Na sexta-feira, 21 de junho, às 9h, está programada uma solenidade de moção de aplauso do centenário, na Câmara Municipal.

Na segunda-feira, dia 24, a Santa Missa será às 10h, na Paróquia São João Batista, celebrada pelo bispo e concelebrada por todos os padres da Diocese. Antes disso, haverá carreata e benção dos automóveis a partir das 8h30, pelas principais ruas e avenidas da cidade.

Veja mais detalhes do centenário

Acompanhe a programação da festa do centenário da matriz e não perca um só dia.

Domingo, 16 de junho, às 19, primeira noite da campanha com o tema “São João Batista nos defenda na batalha contra o mal” e o lema “A verdadeira libertação”.

Segunda, 17 de junho, às 19h, segunda noite da campanha, com o tema “São João Batista, voz que clama no deserto” e o lema “Aquele a quem amas está doente”.

Terça-feira, 18 de junho, às 19h, terceira noite da novena com o tema “São João Batista precursor do Messias” e o lema “Hoje a salvação entrou em tua casa”.

Quarta-feira, 19 de junho, às 19h, quarta noite da campanha com o Tema “São João que batizou a Jesus Cristo” e o lema “Buscai as coisas do alto”.

Quinta-feira, dia 20 de junho, às 19h, quinta noite da novena com o tema “São João Batista mártir da verdade” e o lema “É preciso dizer não a esse mundo”.

Sexta-feira, 21 de junho, às 19h, santa missa de encerramento da campanha com o tema “São João Batista pregador da conversão” e o lema “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Dia 21, sexta-feira: solenidade de moção de aplauso ao centenário da matriz, na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. Horário: 9h

Abertura do centenário da igreja São João Batista de Foz entra para a história com missa solene

Às 18h de sexta-feira, 21, haverá a abertura dos festejos com quermesse e comidas típicas. Logo após Santa Missa e, depois, dança junina com o pessoal do pós-crisma.

Dia 22, sábado, às 16, festa junina.

Dia 23, domingo: Santa Missa, seguida da bênção do bolo de São João Batista. Logo após, será servida a tradicional feijoada. Horário: 10h. À tarde, sorteio da Ação Entre Amigos

Dia 24, segunda-feira: dia de fundação da igreja e do santo padroeiro de Foz do Iguaçu e da matriz. Carreata pelas ruas da cidade, às 8h30. Às 10h, missa solene com o bispo Dom Sergio de Deus concelebrada por outros padres da paróquia e da Diocese.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *