Aproximadamente 150 mil estabelecimentos em todo o Estado estão com problemas financeiros para retomar as atividades
O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) vai receber, na próxima semana, representantes da gastronomia e entretenimento para tratar de alternativas para a retomada econômica do setor, um dos mais afetados pela pandemia do novo Coronavirus. A audiência foi solicitada pela Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (ABRABAR).
“Vamos falar da situação crítica após cinco meses fechados, falências de estabelecimentos, dificuldades de toda ordem e sobre um plano de retomada do setor de eventos e casas noturnas”, ressaltou Fábio Aguayo, após contato com Ratinho Junior nesta quinta-feira (13). “O governador se mostrou disposto a liderar este processo para o nosso setor”, afirmou.
Na reunião, de acordo com a ABRABAR, a categoria vai mostrar as medidas de sacrifício adotadas durante a pandemia, principalmente para manutenção de empregos. O setor é o que mais emprega dentro das atividades turísticas. “Queremos este diálogo com o governador que, quando suplicamos para encerrar o lockdown, entendeu nosso anseio e deixou a critério de cada um dos municípios”.
Bom sinal
“Tivemos uma excelente conversa inicial e acredito que na reunião da próxima semana, teremos boas novidades para a nossa categoria”, completou o presidente da ABRABAR. De acordo com levantamento da entidade, aproximadamente 150 mil estabelecimentos do setor no Paraná estão com algum problema.
Cerca de 70% dos estabelecimentos têm contas de luz atrasadas e poderão ficar sem o serviço depois que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou os cortes depois de três meses de anistia devido a pandemia. Na última semana, a ABRABAR se reuniu com a direção da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), para evitar cortes no fornecimento ao setor.