Ação do Petmóvel beneficia tutores de cães e gatos no Bubas em Foz do Iguaçu

Ao todo serão realizados 300 procedimentos de castração nos três dias de mobilização

55074453293 364827985e o.jpg 1536x1024 1
Foto: Divulgação/ PMFI

A Prefeitura deu início, nesta segunda-feira (2), a uma ação de castração gratuita de cães e gatos, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBA). A atividade foi realizada no Centro de Convivência Francisco Bubas e abrangeu a região do Porto Meira, denominada pela Secretaria de Meio Ambiente como Castra Sul.

As castrações são realizadas no Petmóvel e acontecem ao longo de três dias, com a realização de 300 procedimentos. Nesta segunda-feira, foram atendidos 100 felinos, machos e fêmeas; na terça-feira, mais 100 felinos; e na quarta-feira, 100 cães machos, com até 10 quilos.

Os animais contemplados foram selecionados a partir do banco de dados da DIBA, priorizando situações de vulnerabilidade. A iniciativa tem como objetivo promover o controle populacional de animais em situação de abandono, além de contribuir para o controle da esporotricose, uma zoonose que exige atenção e ações preventivas.

Leia também

Ação evidencia apego dos tutores
O motoboy Lucas Antonio Evangelista (33) foi cedo com a sobrinha Eloisa Vitório (10) levar o felino da família, o Tigrinho, para castração. Ele elogiou a ação da prefeitura e disse que não teria condições de arcar pelo procedimento. “É uma ação muito boa, muito necessária. Assim eles não ficam tanto na rua, ficam menos estressados e vivem mais. Espero que as pessoas se conscientizem sobre a importância da castração”, pontuou.

“A gente se apega muito a esses bichinhos. Eu sou autista e acaba sendo uma ótima terapia. Desde quando adotei o Tigrinho fiquei mais calmo, quase sem crise”, relatou Lucas Evangelista. “Até minha sobrinha, ela tinha um pouco de dificuldades na escola, mas melhorou com a chegada dele e passou de ano. O amor que eles transmitem não tem explicação”, salientou.

A tutora Jocilene dos Santos (44) também chegou cedo para levar a gatinha “Bela” para a castração. Esse é o terceiro pet que ela leva para castrar por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente. “É uma maravilha, é o que a gente precisava. Moro há mais de 30 anos aqui no Porto Meira e não tinha essas ações aqui antes. Fui me informar e é muito caro pra fazer esse procedimento. A gente gosta dos bichinhos, esse é um bem pra eles e para nós, evita de colocar animais sem proteção nas ruas. Eu tenho dó de deixar na rua e acabo cuidando”, relatou Jocilene, que além da Bela, é tutora de outros sete felinos e dois cães.

Para o Diretor de Bem-Estar Animal, Wilson Batista, “essa ação é fundamental para controlar a população de animais em nosso município, além de ser um bem para a causa animal, é um ato de amor que proporciona uma melhor qualidade para o pet. Essa é uma política pública que o município oferece para pessoas que não teriam condições de arcar com esses custos”, pontua Batista.

Cronograma
A Secretaria de Meio Ambiente dividiu a cidade em quatro regiões. A próxima ação, está prevista para o mês de março na Região da Vila C, o Castra Norte. A equipe do Diba fará a divulgação e um mutirão de novos cadastros em uma data a ser definida no Centro de Convivência da Vila C.

Para abril, a ação do Castra Leste acontece em Três Lagoas e o Castra Oeste no Jupira, no mês de maio. Em junho as ações retornam para o Castra Sul no Porto Meira. “Para cada ação, estamos prevendo liberar 300 castrações, com isso contemplamos de forma gradual todas as regiões do município”, acrescenta Batista.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz