Este ano será marcado na história da ACIFI pelas diferentes frentes de trabalho para executar o planejamento realizado antes da pandemia e ao mesmo tempo superar os desafios impostos pelo coronavírus. Sem hesitar, a entidade atualizou os planos para o primeiro ano na nova sede e para o Centro Integrado de Desenvolvimento Regional, diante dos obstáculos de 2020.
A Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu manteve as atividades associativistas, institucionais, comerciais e do Programa Empreender, além de ter buscado desenvolver uma agenda para enfrentar o coronavírus, o que passou pela criação e consolidação do programa Acelera Foz e reabertura de fronteiras.
ASSOCIATIVISMO e INSTITUCIONAL
União Foz
Eleita em março, a gestão “Unindo Foz” tomou posse em abril tendo Faisal Ismail presidente da Diretoria e Walter Venson presidente do Conselho Superior. São 61 dirigentes (17 diretores, 38 membros do Conselho Superior e seis do Conselho Fiscal) a conduzir a entidade de maio de 2020 a abril de 2022.
Sede estruturada
Após a inauguração da sede própria, no fim de 2019, foi a vez de começar 2020 concluindo a compra e instalação dos móveis e equipamentos modernos para melhor receber os associados, convidados e colaboradores. Hoje temos uma infraestrutura-modelo entre o sistema associativista do Brasil.
Omoiru
Conclusão da entrega das escrituras do Omoiru, um marco na história do associativismo e do cooperativismo. O repasse das chaves do residencial e da área comercial é resultado dos esforços da comunidade associativista por meio da Sociedade de Propósito Específico Omoiru. A SPE foi responsável por todas as etapas do empreendimento residencial e comercial (com investimento total de R$ 31 milhões), desde a elaboração do projeto à comercialização dos apartamentos e supervisão da obra.
Presença na Faciap e Caciopar
A ACIFI atuou firme pelo fortalecimento do sistema associativista paranaense. Uma das ações mais recentes envolveu a Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná). Em dezembro, o empresário e advogado Flávio Furlan, de Toledo, foi confirmado presidente da Caciopar, e o presidente da ACIFI, Faisal Ismail, foi eleito presidente do Conselho Deliberativo, para o biênio 2021/2022. Faisal também foi escolhido para integrar o Conselho de Administração da Faciap. Já o conselheiro da ACIFI Roni Temp integrará o Conselho Superior da Faciap.
Resgate empresarial
ACIFI integra a rede formada por instituições, empresas e poder público que oferece benefícios exclusivos para quem aderir ao Resgate Empresarial – projeto cujo objetivo é estimular o desenvolvimento por meio do fortalecimento empresarial. Integram o programa: Sebrae, Sicoob, Sincofoz e prefeitura. Essa união está viabilizando serviços gratuitos, benefícios e atendimentos exclusivos no associativismo, cooperativismo de crédito e consultoria.
Observatório Social
Apoio ao Observatório Social Brasil – Foz do Iguaçu, com parcerias em busca de mais transparência e eficiência na gestão pública municipal, novos mecanismos de controle social e educação financeira, além do aporte via Conselho da Mulher Empresária e Executiva. Laços renovados com a nova diretoria presidida por Danilo Vendruscolo.
Oeste em Desenvolvimento
Por diversas vezes ao longo do ano, ACIFI e Programa Oeste em Desenvolvimento andaram conjuntamente por entenderem que as pautas em prol do progresso de Foz do Iguaçu passam pelo crescimento de toda a região. Foi o caso das ações conjuntas para a retomada socioeconômica pós-coronavírus, Acelera Foz, modais de transporte, redução do pedágio, SRI/Iguassu Valley, entre outras bandeiras.
Central do Empreendedor
Começou a funcionar a Central do Empreendedor, no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional, na ACIFI. O espaço disponibiliza serviços da Casa do Empreendedor, que atendia na Avenida Brasil, além do Escritório de Compras Públicas, Resgate Empresarial, Junta Comercial do Paraná e serviços de licenças empresariais das secretarias municipais da Fazenda, Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária, para empreendedores de todos os portes.
Por: GDia