Autoridades, diretores, conselheiros e associados mais antigos prestigiaram evento, que foi transmitido on-line
A comemoração pelos 70 anos da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu foi uma viagem pelo tempo, com valorização do passado, análise do presente e otimismo para o futuro. O resgate das sete décadas de história da ACIFI apontou caminhos para superar os atuais desafios em busca de um amanhã de desenvolvimento para todos.
Autoridades, diretores, conselheiros e associados homenageados participaram do evento, realizado nessa quinta-feira, 28. Foi convidado um público reduzido visando a atender às medidas de segurança sanitária e garantir a participação dos associados por meio da transmissão da cerimônia pelas redes sociais.
A programação contou com o lançamento do livro “ACIFI 70 anos”, palestra “Cenário Econômico”, com Arthur Igreja, além de homenagens às dez empresas associada há mais tempo na entidade (Difal Alimentos, Hotel Bella Italia, Modulinea, Paraguaçu, AutoFoz, Coexma, Calce Pague, Luiz Mella, O Doidão e Motec), e uma surpresa à colaboradora mais antiga da entidade (Clair de Fátima Back, que completará 20 anos de casa).
Ao lançar o livro, o presidente da ACIFI, Faisal Ismail, reforçou a importância da contribuição de quem escreveu e tem escrito a história da entidade. “Desde 1951, são 28 gestões ao longo do tempo, que uniram centenas de homens e mulheres nas diretorias e conselhos da associação”, destacou, enaltecendo o primeiro presidente da instituição, Pedro Basso.
Em seu discurso, o dirigente fez um retrato do momento de quase pós-pandemia. Segundo ele, o esforço coletivo tem fomentado a retomada econômica, tendo como principais entregas e resultados obras de infraestrutura, apoio ao turismo, incentivo à inovação, crédito a empreendedores e investimentos.
Em sua avaliação, a força e o apoio de todos fazem com que a sociedade civil possa seguir em frente, com coragem, determinação, otimismo, dignidade, transparência, respeito e integração. “São esses fatores que nos manterão unidos e fortes”, concluiu Faisal Ismail.
Também fizeram uso da palavra: vice-prefeito, delegado Sampaio; deputado federal Vermelho; diretor financeiro-executivo da Itaipu Binacional, almirante Anatalicio Risden Junior; deputado estadual soldado Fruet; presidente da Câmara de Vereadores, Ney Patrício; e presidente da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), Fernando Maurício de Moraes.
Livro – A primeira edição do livro sobre a ACIFI foi lançada em 2011, na gestão de Elizangela de Paula Kuhn (2010-2011). À época, foi realizado um trabalho de pesquisa, entrevista com presidentes e seus familiares, bem como resgate de documentos e fotos acerca das primeiras seis décadas da associação. A segunda edição inclui as transformações e conquistas da ACIFI e Foz do Iguaçu de 2011 a 2021.
Com um total de 176 páginas, a obra está organizada em capítulos: resumo das 28 gestões, novos desafios, cronologia, fotos e patrocinadores. O livro pode ser adquirido também no formato on-line (PDF). Para receber a versão digital, basta preencher seu nome e e-mail neste cadastro supersimples: https://materiais.acifi.org/70-anos.