A Acilbras é a maior academia do gênero no Brasil
A Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil – Acilbras, entidade cultural de abrangência nacional, com sede em Volta Redonda (RJ), foi fundada em 2014 pelo escritor e historiador Comendador Maestro Armando Caaraura, pernambucano natural da cidade de Aliança, seu atual presidente.
A Acilbras desempenha um importante papel no contexto da educação, das ciências e artes, representando um marco significativo no cenário intelectual contemporâneo, enquanto reúne intelectuais de diversas áreas e promove e preserva a língua, a literatura e a cultura do país.
No dia 22 de abril de 2023, na festa dos 523 anos do Descobrimento do Brasil, em sessão solene no Estado do Rio de Janeiro, a bancada paranaense tomou posse na academia, ao lado de escritores cariocas, paulistas e amazonenses.
Representando o Paraná a Acilbras passou a contar com a participação de Gilmar Cardoso, Arleto Rocha, Daniel Maurício, Mara L. Cordeiro, Flávio Madalosso Vieira e Isabel Regina. Posteriormente, ingressaram o Maestro Julio Gomes e Rosangela Mileo.
Na ocasião o advogado e poeta Gilmar Cardoso destacou que era uma honra estar assumindo uma cadeira efetiva a conceituada academia brasileira, ao lado de figuras exponenciais da vida cultural nacional, com contribuições em todas as áreas, fomento e incentivo aos novos talentos, publicação literária e valorização da arte sob todos os aspectos no cenário intelectual.
No início do mês de dezembro, antes do recesso da instituição, o Presidente Maestro Armando Caaraura publicou um edital de proclamação anunciando que a Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil – Acilbras, passará a contar com uma sucursal no Estado do Paraná a partir do ano de 2024. O comunicado atesta que em seu objetivo de expansão a academia instalará a Regional Paraná, em reconhecimento e valorização aos confrades e confreiras que a integram e demonstraram o interesse e disposição em promover esta tarefa com a aprovação de filiação de novos membros e realização de eventos afins às suas atividades estatutárias.
A diretoria executiva nacional elegeu o advogado e poeta Gilmar Cardoso como vice-presidente e responsável pela extensão na região Sul do país. No Paraná a primeira comissão organizadora será liderada pelo escritor e poeta Daniel Maurício.