Iniciativas premiadas da Binacional em gestão de resíduos e segurança alimentar poderão ser replicadas em todo o País
Os programas socioambientais da Itaipu Binacional foram apresentados a equipes do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE) na última terça-feira (1º), em Brasília. A proposta é replicar iniciativas de sucesso da usina em outros estados brasileiros.
A assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Silvana Vitorassi, coordenou as reuniões, que tiveram a participação de Janja Lula da Silva. Além de ressaltar a importância das parcerias institucionais, Janja falou sobre os programas de Itaipu, já que atuou diretamente com muitos deles durante os anos em que trabalhou na Binacional.
Leia também
- Diretor financeiro executivo da Itaipu participa de seminário da OAB PR
- Turismo de Itaipu cresce 4% em julho em relação ao mesmo período de 2022
No Ministério do Meio Ambiente, a equipe da Itaipu foi recebida pela ministra Marina Silva e pelo Secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, Adalberto Maluf. A reunião teve como objetivo identificar os principais pontos para uma parceria no âmbito da Gestão de Resíduos Sólidos.
A ideia é que a Itaipu, que tem reconhecida experiência na área, colabore com a política de inclusão dos catadores que está sendo desenvolvida pelo Ministério.
O tema da reunião com a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, foi a elaboração de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional com ênfase na merenda escolar, a partir da experiência de Itaipu. A proposta, segundo Silvana Vitorassi, é envolver todos os estados brasileiros numa ação com a comunidade escolar que tenha por objetivo uma alimentação mais saudável nas escolas, a exemplo do programa desenvolvido pela Itaipu.
O programa aborda elementos que compõem toda a cadeia da merenda escolar, desde a produção dos alimentos, por meio da agricultura familiar, até o preparo final dos alimentos, explicou Vitorassi.