A cooperação entre a Agência de Desenvolvimento Turístico Cataratas e Caminhos (Adetur) e o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) está abrindo caminho para o fortalecimento do turismo e da economia nos 14 municípios que compõem seu território. Com três projetos iniciais estruturantes, a parceria busca integrar comunidades, setor produtivo e preservação ambiental, criando novas oportunidades para o desenvolvimento regional.
Durante a última semana, a presidente da Adetur, Sandra Finkler, o chefe do PNI, José Ulisses dos Santos, e a assessora técnica da entidade, Sara Moraes, percorreram os municípios de Marechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira e Serranópolis. O objetivo foi apresentar os projetos e reforçar a parceria com os gestores municipais e secretarias de turismo.
Parque Iguaçu recebe mais de 234 mil visitantes em janeiro
O primeiro projeto, chamado Plano de Desenvolvimento ao Entorno do PNI, tem o objetivo de realizar um diagnóstico abrangente da região, conectando os atrativos naturais e culturais ao parque. A proposta é criar um planejamento territorial integrado, alinhando as cadeias produtivas locais com o potencial turístico da área.
Comunidade Quilombola
Outro destaque é o projeto de Desenvolvimento de Base Comunitária com a comunidade Quilombola do Apepu, em São Miguel do Iguaçu. A iniciativa visa fortalecer o protagonismo da comunidade por meio do turismo de base comunitária, valorizando a história e tradições locais.
O terceiro projeto, Frutos do Iguaçu, está focado na cadeia produtiva agroflorestal. A proposta é estimular uma rede de produtores, promovendo produtos derivados das frutas nativas da Mata Atlântica, integrando sustentabilidade e economia local.
![](https://diariodefoz.com/wp-content/uploads/2023/09/capanemailhadosol_028-2-1024x683.jpg)
Para Ulisses, a adesão dos gestores municipais é essencial para o sucesso dos projetos. “Fomos muito bem recebidos pelos prefeitos e equipes de turismo dos municípios, o que demonstra que essa parceria entre poder público, empresários e comunidade será muito importante e irá trazer resultados positivos para todos”, afirmou.
Colaboração
A presidente da Adetur também reforçou a importância dessa colaboração. “Nossa entidade prova mais uma vez que está pronta para novos e grandes desafios. Somos gratos pela confiança que o PNI nos deu e vamos executar nossa parte com excelência”, destacou Sandra Finkler.
Além dos três projetos principais, as visitas aos municípios também incluíram discussões sobre o crescimento do turismo náutico na região, um segmento em expansão que promete atrair ainda mais visitantes e movimentar a economia local.
“Já tivemos muitos avanços no nosso território, mas vamos dar um passo ainda maior. Sabemos do potencial da nossa região e seguimos confiantes no progresso regional”, concluiu Sara Moraes.