Foi exibida no último domingo (29), no programa Fantástico, da TV Globo, a história do adolescente de 17 anos que foi apreendido pela Polícia Civil de São Paulo após uma sequência de furtos em condomínios de alto padrão em vários estados do país. Entre os crimes já confirmados esteve o furto de cerca de R$ 6 milhões em dinheiro e joias em um edifício no Centro de Foz do Iguaçu, ocorrido em fevereiro deste ano.
De acordo com as investigações, o jovem começou a furtar aos 13 anos e usava uma estratégia planejada: roupas de grife, mochila de marca, fones de ouvido e postura discreta, sempre se passando por morador. Em várias ações, aproveitava momentos de distração para acessar os prédios ou convencia porteiros com conversas e, em alguns casos, até ameaças. Também chegou a usar disfarces, como perucas, quipás ou se apresentava como parente de moradores para não levantar suspeitas.
Leia também
A Polícia Civil estimou que o adolescente tenha realizado pelo menos 40 invasões nos últimos meses, causando prejuízos que ultrapassaram R$ 30 milhões. O jovem era seletivo: levava apenas joias, dinheiro vivo e relógios de luxo, deixando para trás eletrônicos e objetos de grande porte. Em Foz do Iguaçu, imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que ele deixou o prédio carregando mochilas com joias e dólares.
Além de Foz, os furtos ocorreram em pelo menos seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Durante o período em que esteve em liberdade, o adolescente morava sozinho em um apartamento de alto padrão em São Paulo e utilizava um carro de luxo para circular entre os alvos. A Polícia Civil também investigou o envolvimento de outros suspeitos que teriam dado suporte logístico e auxiliado na venda dos bens furtados.
O jovem foi apreendido no dia 17 de junho e, segundo o delegado Fábio Sandrin, deverá permanecer internado até completar 21 anos de idade. Em Foz do Iguaçu, três pessoas já haviam sido presas por participação no furto milionário registrado no início do ano. As investigações seguem para identificar todos os envolvidos.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz