Educação e cultura O anúncio de cortes de orçamento na educação e na cultura começa mobilizar setores da sociedade. Adianda o UOL que advogados e juristas subscrevem um manifesto de repúdio ao que consideram agressão à educação e à cultura perpetrada pelo governo de Jair Bolsonaro. O evento-símbolo dessa agressão, segundo deixa claro o documento, é a decisão do ministro da Educação Abraham Weintraub, de cortar verba das universidades federais segundo critérios que, nas suas palavras originais, são escancaradamente ideológicos. Depois o governo tentou mudar o rumo da prosa. Mas já era tarde, dizem.
Yoga no parque O Parque Nacional do Iguaçu será palco de uma aula especial de yoga hoje, às 7h30. A atividade será realizada no Heliponto do parque com os funcionários da Cataratas do Iguaçu S.A, empresa responsável pela gestão da visitação turística do atrativo. A iniciativa integra a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), que busca promover a qualidade de vida e segurança no ambiente de trabalho.
Retaliação? A Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) comunicou ontem que, em continuidade ao processo de redimensionamento das atividades, a Direção da Empresa e o Conselho de Administração decidiram que a regional do Maranhão atuará como retransmissora da TV Brasil. Para isso, as atividades de produção jornalística serão descontinuadas, permanecendo as atividades de manutenção da sede para fins de retransmitir o sinal da emissora.
Retaliação? II O Maranhão é governador pelo comunista Flavio Dino. Quando o presidente Jair Bolsonaro disse a célebre frase de que o Brasil não é o paraíso do “mundo gay” e quem quiser vir fazer “sexo com as mulheres” será bem vindo, o governador do estado foi o primeiro a fazer uma contrapartida informando que o Maranhão está de braços abertos aos turistas, não as mulheres.
Com Moro O relator da Medida Provisória que define a reorganização de ministérios no governo Bolsonaro, o senador Fernando Bezerra Coelho, informou ontem (6) ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que irá manter em seu relatório o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) dentro da estrutura da pasta, apesar de “pressões” para que retorne ao Ministério da Economia.
Com Moro II Bezerra Coelho, que é também o líder do governo no Senado, se reuniu com Moro logo pela manhã em Brasília, em um dia que será cheio de reuniões relacionadas à MP, que caduca no início de junho.
Gabinete na UTI? A semana política em Curitiba começou com um questionamento para lá de curioso. A vereadora Julieta Reis deu parecer contrário a um projeto da colega Maria Letícia, sobre as mantas funerárias.
Na UTI? II Até aí tudo bem, faz parte da atividade parlamentar. O estranho é que a Julieta Reis, no dia da assinatura, estava internada na UTI do Hospital Marcelino Champagnat. “Será que tem um gabinete da Câmara na UTI daquele hospital?”, indagou um curioso que acompanha de perto a política nativa.
Ronildo Pimentel
Editor