O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu viveu um marcado por avanços estruturais e operacionais que o reposicionam como um dos principais terminais do País fora das capitais. Localizado no coração da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, o terminal aeroportuário é o primeiro contato de milhões de visitantes todos os anos, com uma das regiões mais exuberantes do planeta.
Agora, com uma série de entregas históricas e investimentos robustos, o terminal aéreo se consolida como infraestrutura estratégica para o desenvolvimento turístico e econômico do Destino Iguaçu, do Paraná e do Brasil. O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu encerra 2025 com crescimento na movimentação, ampliação de serviços e obras que elevam seu padrão de operação.
Hoje, mais de 170 mil passageiros passam mensalmente pelo terminal, que chega ao final de mais um ciclo com novas rotas, quase 40 pontos comerciais e serviços aprimorados para garantir mais qualidade, conveniência e segurança.
Leia também
Spotter Day: fotógrafos registram bastidores da aviação no Aeroporto de Foz do Iguaçu
Um salto sob a gestão da MOTIVA, concessionária do Aeroporto, que coloca Foz do Iguaçu em um novo patamar, à altura da grandiosidade das Cataratas e do potencial da região trinacional.

Mais conforto, mais capacidade, mais futuro
Com investimentos que ultrapassaram R$ 390 milhões, financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o aeroporto recebeu a maior modernização de sua história.
O terminal de passageiros recebeu obras de infraestrutura com a ampliação de 5 mil metros quadrados adicionais, além de uma série de melhorias que reforçam a eficiência operacional e a experiência dos passageiros.
Entre as entregas estão:
• Nova área de check-in com mais de 30 balcões e esteira automatizada;
• Sala de embarque internacional reformulada, agora com pontes de embarque;
• Ampliação da sala de embarque doméstico em 700 m²;
• Três novos pátios que permitem receber até 13 aeronaves categoria Charlie;
• Adequação das RESAs, atendendo exigências de segurança vigentes;
• Novo terminal de cargas, que expande o potencial logístico da região.
A modernização consolida o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu como um dos três mais movimentados do Brasil, entre aqueles localizados fora das capitais.

Reforço na segurança e mais potencial de rotas
Outro marco proporcionado pela MOTIVA, concessionária que administra o terminal, foi a homologação da extensão da pista de pousos e decolagens, que agora totaliza 2.705 metros, a segunda maior pista da região Sul do país. A operação ampliada entrou em vigor no dia 2 de outubro, às 6h09, com o pouso de uma aeronave da JetSMART vinda de Santiago.
Apesar de não constar no contrato de concessão firmado em 2021, a MOTIVA assumiu a responsabilidade pela homologação. O processo demandou aproximadamente R$ 30 milhões em obras e ajustes, incluindo drenagem, terraplanagem, sinalização, balizamento e adequações meteorológicas, seguindo o RBAC da Anac.
Leia também
Aeroporto de Foz do Iguaçu espera movimentar 125 mil passageiros durante festas de final de ano
Com a pista estendida, o aeroporto passa a ter condições de receber aeronaves maiores e amplia a possibilidade de abertura de novas rotas internacionais.
Malha aérea reforçada
A melhoria da infraestrutura acompanha a expansão da malha aérea, que hoje inclui:
• Foz ⇄ Brasília (Latam)
• Foz ⇄ Curitiba (Azul)
• Foz ⇄ São Paulo – Congonhas (Latam)
• Foz ⇄ São Paulo – Guarulhos (Gol)
• Foz ⇄ Rio de Janeiro – Galeão (Gol)
• Foz ⇄ Fortaleza (Gol) – iniciada no dia 29 de novembro
• As conexões fortalecem o posicionamento do aeroporto como hub turístico e de negócios.

Infraestrutura estratégica
Com as entregas concluídas, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu passa a operar com padrão compatível ao porte do destino turístico que representa. Para formadores de opinião, empresários e gestores públicos, o avanço indica um novo ciclo para a região, que ganha em competitividade, capacidade de crescimento e qualidade de atendimento ao viajante.
A combinação entre modernização estrutural, maior conectividade e novas oportunidades comerciais reforça o papel do aeroporto como elemento-chave no desenvolvimento do turismo e da economia de Foz do Iguaçu, um dos principais cartões-postais do Brasil.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz
