A sede atual do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – Cataratas completa neste sábado (7 de janeiro) 49 anos de desde sua inauguração, em 1974, se destacando como uma das principais portas de entrada para turistas nacional e estrangeiros em visita à Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
A estrutura, próxima ao Parque Nacional do Iguaçu, começou a ser projetada no início da década de 1970 para substituir o primeiro aeroporto de Foz do Iguaçu, num campo de pouso de terra que funcionava desde a metade da década de 1930 ao lado de onde hoje está a sede social do Grêmio Esportivo e Social (Gresfi).
Veja também
- Eleição de 2024 em Foz deve reunir ex-prefeitos na sucessão de Chico Brasileiro
- Instituto CCR e CCR Aeroportos promovem exposição digital no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu
Na inauguração, cuja operação passou a ser de responsabilidade da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o terminal aeroportuário de passageiros tinha aproximadamente cinco mil metros quadrados de área coberta.
O Aeroporto de Foz do Iguaçu recebeu uma série de obras e melhorias, incluindo cinco fingers (pontes cobertas para embarque e desembarque) em seu terminal de passageiros, que chegou a mais de 27,5 mil metros quadrados de área construída e a pista a quase três mil metros de extensão, permitindo pousos e decolagens de aeronaves de grande porte, operações ainda não executadas devido a falta de homologação por parte da Infraero e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) – a previsão que isso ocorra até março deste ano.
Em abril de 2021, o governo federal levou a leilão o Aeroporto de Foz do Iguaçu, arrematado pela Companhia de Participações em Concessões (CPC), do grupo Grupo CCR, junto com o Aeroporto Internacional Afonso Pena em São José dos Pinhais, Aeroporto Bacacheri em Curitiba e o Aeroporto Governador José Richa, em Londrina. A gestão privada do terminal teve início em 31 de março de 2022.
A marca histórica de movimentação de passageiros no Aeroporto de Foz do Iguaçu foi registrada em 2019, com 2.314.532 embarques e desembarques. Em 2021, mais de 951 mil passageiros passaram pelo terminal. No ano passado, os dados ainda não estão fechados, mas apontam para aproximadamente 1,2 milhão de passageiros, indicando uma recuperação ao movimento anterior a pandemia da covid-19.