Até o dia 20 de dezembro, quem passar pelo saguão do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu poderá apreciar o som da música clássica. O projeto Mobility Music chegou ao terminal e terá apresentações todas as quartas, quintas e sextas-feiras, das 18h às 20h.
As apresentações na fronteira são conduzidas pelos grupos Quinteto Alto Paraná, Trio Alto Paraná, Quarteto Allegro e Quarteto de Cordas Alto Paraná, vindos de Foz do Iguaçu e também do Paraguai. Promovido pelo Instituto CCR, este é o maior projeto de música clássica já realizado no Brasil, com apresentações que iniciaram em agosto, passando por estações de metrôs, trens e aeroportos geridos pelo Grupo CCR em 17 cidades, de 10 estados brasileiros.
“Em um ano em que celebramos 10 anos do Instituto CCR, lançamos um projeto especial que reforça o nosso compromisso de promover a mobilidade social por meio da cultura. Nossas estações e aeroportos, que recebem milhões de pessoas diariamente, estão se transformando em palcos para democratizar o acesso à música clássica”, destaca a diretora-executiva do Instituto CCR, Renata Ruggiero.
“Lançamos mais uma iniciativa para que o passageiro sinta-se bem acolhido ao viajar ou ao chegar em nosso terminal. Para além de todas as comodidades, ouvir essas apresentações será uma nova experiência imersiva ao visitante”, diz Wander Melo Jr, gerente do Aeroporto de Foz.
Mobility Music
Com duração de cinco meses, o projeto tem como foco levar ao público, de forma gratuita e acessível, apresentações de artistas locais. A turnê de apresentações começou em Salvador, área de atuação da CCR Metrô Bahia, em agosto, e seguiu para as demais operações da CCR Aeroportos e CCR Mobilidade nos estados de Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Maranhão, Piauí, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Tocantins até dezembro.
Estão previstos concertos nas estações de trens e metrôs das Linhas 4 – Amarela, 5 – Lilás, 8 – Diamante e 9 – Esmeralda, em São Paulo, no VLT Carioca e nas Barcas, no Rio de Janeiro, e no Metrô Bahia, além dos terminais aeroportuários operados pelo Grupo CCR.
O projeto é produzido pela LMX Produções, com direção artística do maestro Rodrigo Vitta e direção geral de Lion Andreassa. Todas as atividades serão adaptadas para atender às necessidades de pessoas com deficiências motoras, auditivas e visuais.
“O CCR Mobility Music é o maior programa de música de câmara no Brasil que veio para disseminar a música clássica de qualidade sem quaisquer fronteiras ou diferenças. Nossa ideia é mostrar que, assim como aconteceu no passado, na época dos grandes compositores, todas as pessoas podem ter acesso a esse estilo musical tocado por grandes grupos e, claro, poder se divertir bastante. Afinal, música é linguagem universal”, ressalta o Maestro Rodrigo Vitta.