Agosto de recordes marca mês intenso no Parque das Aves

Visitantes, nascimentos inéditos e ações institucionais reforçam missão do atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas

Imagem do WhatsApp de 2025 09 01 as 13.11.46 fa844702
Foto: Divulgação

Agosto foi um mês de resultados expressivos para o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu/PR, consolidando mais uma vez sua relevância como o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas do Iguaçu. Ao longo do mês, o atrativo recebeu 70.497 visitantes e promoveu uma série de ações inéditas que reforçaram sua missão de conectar pessoas ao mundo natural e agir para salvar as espécies da Mata Atlântica.

“Tivemos um mês histórico, tanto pelo número de visitantes quanto pela intensidade das ações realizadas no Parque. Esse recorde reforça o quanto as pessoas estão engajadas com a causa da natureza e reconhecem a importância do trabalho que realizamos aqui. Do ponto de vista institucional, esse resultado é fundamental para garantir a sustentabilidade financeira do Parque, permitindo que a gente continue investindo em estruturas, cuidados especializados e ações voltadas à conservação de aves da Mata Atlântica. Agosto foi um mês repleto de conquistas e esperamos que o segundo semestre mantenha essa tendência positiva, fortalecendo ainda mais a nossa missão”, afirma Luciana Limanski, diretora financeira do Parque das Aves.

Recorde de visitantes em agosto
Os visitantes brasileiros foram a maioria entre os visitantes do Parque das Aves, sendo um total de 40.265, seguidos por visitantes da Argentina, Itália, França, Paraguai e Espanha. Entre os estados brasileiros, os principais foram Paraná, São Paulo e Santa Catarina, reafirmando o alcance nacional do atrativo.

O total de 70.497 visitas em agosto de 2025 marcou um recorde no histórico do Parque, que recebeu 70.061 visitantes em 2019, sendo até então o maior número de visitantes no mês. No ano de 2022, o Parque das Aves registrou 47.348 visitantes, 57.686 visitantes em 2023 e 59.428 visitantes em 2024. O aumento de 2024 para 2025 foi de 18,6%.

O crescimento contínuo no número de visitantes reforça o reconhecimento público do papel do Parque das Aves na promoção da conexão entre pessoas e o mundo natural.

Aniversário da fundadora reforça legado institucional
No dia 11, colaboradores celebraram o aniversário de 79 anos da fundadora do Parque das Aves, Anna-Sophie Helene Croukamp, com camisetas personalizadas dizendo “Obrigada” em várias línguas, e um delicioso bolo. A equipe prestou homenagem à trajetória de Anna, responsável por transformar um sonho em um centro de referência mundial na conservação de aves da Mata Atlântica.

Nascimentos de rolinhas-do-planalto impulsionam esforços de conservação
Entre os acontecimentos mais significativos para a conservação em agosto está a sequência inédita de nascimentos da rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis) sob cuidados humanos. O primeiro filhote nasceu em julho de 2025, representando o primeiro registro no mundo. Em agosto, outros dois filhotes nasceram no Parque das Aves, marcando um momento histórico para a espécie, que é considerada Criticamente em Perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza – UICN.

A conquista é resultado do trabalho conjunto entre o Parque das Aves, SAVE Brasil e o Centro de Sobrevivência de Espécies Brasil – CSE Brasil, e representa um avanço concreto no esforço para garantir a sobrevivência da rolinha-do-planalto.

Visitas ilustres no Parque das Aves
Entre os destaques institucionais, o Parque recebeu a visita da embaixadora da Tailândia, Kundhinee Aksornwong, acompanhada por representantes da Embaixada. A visita destacou a relevância internacional do Parque e reforça a relevância global do trabalho realizado pela instituição. Ainda em agosto, a atriz Fabiana Karla e a apresentadora Regina Volpato estiveram no atrativo, conhecendo o trabalho de conservação realizado pelo zoológico.

Durante a XXIII edição das Olimpíadas da APAE do Paraná, realizada em Foz do Iguaçu, o Parque das Aves teve a alegria de receber os integrantes das APAEs de diferentes municípios do estado. A visita fez parte da programação cultural dos participantes, que puderam conhecer de perto as aves da Mata Atlântica e vivenciar momentos inesquecíveis.

Trilha de visitação é ampliada
A experiência dos visitantes ficou ainda mais completa, com a ampliação da trilha de visitação. As melhorias constantes na estrutura do Parque reforçam o compromisso na promoção de experiências significativas para todas as idades. A trilha, que agora conta com aproximadamente 2 km, é composta por 6 viveiros de imersão, além de espaços para descanso, banheiros acessíveis e com fraldários, pontos de hidratação e áreas para contemplação da natureza.

Ações de sensibilização e interação com a comunidade
Em celebração ao Dia dos Pais, o Parque promoveu entrada gratuita para pais no fim de semana comemorativo. A equipe de Educação para Conservação do zoológico promoveu também uma exposição dedicada ao Dia Internacional da Conscientização sobre as Corujas.

No dia 22 de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Papagaio, o Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu, recebeu uma ação especial promovida pelo Parque das Aves. A programação incluiu observação de papagaios-verdadeiros em dormitório natural, além de dinâmicas voltadas à valorização dos psitacídeos, grupo considerado um dos mais ameaçados da fauna brasileira.

Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico (Restaurante Sabores da Floresta, Bistrô da Mata e Café da Praça) e compras na Loja de souvenirs.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz