Águas das Cataratas do Iguaçu vão entrar na receita perfeita de padeiro alemão para o pão “brasileiro”

WhatsApp
Facebook
Foto: Roger Meireles

Projeto que estuda uma fermentação natural do País vai incluir ingredientes típicos de vários Estados na massa

As águas das Cataratas do Iguaçu, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, no Oeste do Paraná, vão entrar na receita perfeita do padeiro alemão Johannes Roos, de 45 anos, que vai percorrer padarias de seis localidades brasileiras em busca dos ingredientes para o pão “brasileiro”.

“Em Foz do Iguaçu, colocaremos água das cataratas”, adiantou Roos, ao chegar na última semana no empório Casa Carandaí, na região do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

No local, nasceu o curioso projeto elaborado há anos pelo padeiro, de buscar em uma turnê a fermantação natural antenticamente brasileira.

A história foi revelada por Edison Veiga, no portal Terra, e será colocada em prática no início do mês de setembro.

Ross vai percorrer padarias do Rio de Janeiro Cidade Oriental (Goiás), Recife (Pernambuco), Foz do Iguaçu (Paraná), Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), Jundiaí (São Paulo).

Em todas elas, junto a um padeiro escolhido pelo projeto, vai preparar do zero um fermento natural.

A quem não é do métier, cabe o esclarecimento: também chamada de massa madre, pé de massa, sourdough, levain ou massa lêveda, trata-se do fermento básico, uma massa suavemente azeda repleta de micro-organismos que serve para, como se diz, “fazer o pão crescer”.

Continue lendo no Terra

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *