Alunos visitam cooperativa de crédito e Foz e aprendem na prática a importância do planejamento financeiro

WhatsApp
Facebook
Foto : Thiago Dutra/PMFI

Atividade marcou o encerramento do projeto “Um olhar para o futuro” desenvolvido ao longo de cinco meses na Escola Elenice Milhorança

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Elenice Milhorança conheceram nesta quinta-feira (10) o funcionamento de uma cooperativa de crédito em Foz do Iguaçu. A visita marcou o encerramento do projeto “Um olhar para o futuro” desenvolvido nos últimos cinco meses em parceria com a Cresol.

Neste período, as crianças aprenderam, de forma lúdica, sobre educação financeira, economia, sustentabilidade e planejamento. Os conteúdos ajudaram o aluno Bernardo Augusto Gomes, de 10 anos, a desenvolver estratégias para poupar dinheiro. “Aprendi como economizar e sobre o funcionamento da poupança. As vezes quando meus pais pedem pra comprar algo, eu guardo o dinheiro do troco e vou guardando na minha carteira. Estou planejando comprar um novo jogo de videogame”, contou.

Veja também

Para Saly Ali Termos, 10 anos, as aulas de educação financeira ajudaram a fazer boas escolhas. “A gente aprendeu a como guardar nosso dinheiro e como podemos reutilizar as coisas. Hoje, se eu preciso comprar algo, prefiro escolher aquilo com mais qualidade porque dura mais, mas eu só compro se realmente precisar”, disse.

Aulas

O consumo consciente e a administração equilibrada foram apenas alguns dos temas debatidos durante as aulas, conforme explicou a professora Juracilda Wagner. “Tivemos cinco módulos e cada um abordou um assunto, como a função do dinheiro, a sustentabilidade, o planejamento financeiro, entre outros. Isso tudo de uma forma bem divertida com questões relacionadas a rotina deles”.

Para o desenvolvimento do projeto, os estudantes receberam uma coleção impressa intitulada “Turma do Futuro”, com conteúdos que estimularam a criatividade e reforçam a importância do conhecimento sobre finanças.

O gerente da Cooperativa Cresol de Foz do Iguaçu, Moises Silva Ferreira, disse que a expectativa é ampliar o projeto para outras escolas do município. “Desenvolver com as crianças esse tema faz toda a diferença na vida delas e dentro de casa também. Eles conheceram a importância de guardar um recurso, ter um sonho e se programar. Nossa ideia é estender o projeto às demais escolas e atingir um maior número de crianças”, adiantou.

Após a visita, as crianças participaram de um café da manhã e receberam certificados, que consolidam o aprendizado vivenciado nos livros.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *