Suposta ameaça terrorista leva a reforço na segurança em Ciudad del Este

WhatsApp
Facebook

Uma potencial ameaça de ato terrorista na região da Tríplice Fronteira levou à mobilização da Polícia Nacional do Paraguai nesta quarta-feira (24). Segundo um relatório oficial da Secretaria de Prevenção e Investigação do Terrorismo (Seprinte) da Polícia Nacional do Paraguai, houve indicações de um possível ataque terrorista em Ciudad del Este, cidade que faz fronteira com Foz do iguaçu.

De acordo com o documento, o alerta partiu de agentes da Argentina e do Brasil. O relatório detalha que o alvo provável seria uma das mesquitas em território paraguaio, perpetrado por um indivíduo masculino, ainda não identificado, de origem europeia.

Em resposta, medidas de segurança foram intensificadas nas três principais mesquitas árabes de Ciudad del Este. Medidas preventivas similares foram implementadas no Aeroporto Guaraní e na Escola Sírio-Libanesa da cidade.

Além do aumento da segurança em Ciudad del Este, o aviso resultou em um reforço policial também na capital, Assunção, em locais estratégicos, segundo o jornal ABC Color.

Polícia do Paraguai reforça segurança após suposta ameaça terrorista em Ciudad del Este
Polícia do Paraguai reforça segurança após suposta ameaça terrorista em Ciudad del Este (Foto: ABC Colour)

Suposto ataque terrorista

O diretor departamental da Polícia Nacional, Blas Vera, confirmou em coletiva à imprensa que a segurança nos referidos pontos foi redobrada após o alerta anunciado na tarde de terça-feira (23). “Estamos atentos, com policiais uniformizados e à paisana que são agentes de investigação e inteligência, lotados em possíveis locais de ataque”, explicou.

O chefe da Secretaria de Prevenção e Investigação do Terrorismo (Seprinte), Jorge Vidallet, afirmou que a denúncia veio de países vizinhos (Argentina e Brasil) e que a ameaça está confirmada. “Quando a Direção de Planeamento Estratégico dá este tipo de alerta é porque já é algo grave. Eles nunca falharam nisso”,

“Foi confirmado que existe uma ameaça no Paraguai e na Tríplice Fronteira”, ressaltou Vidallet. O suposto autor da ameaça seria uma pessoa de origem italiana, que portaria uma arma de fogo e pretendia atacar uma mesquita ou sinagoga, razão pela qual a Polícia Nacional redobrou a segurança policial.

Três mesquitas

Ciudad del Este, que é unida à Foz do Iguaçu pela Ponte da Amizade, abriga uma importante comunidade árabe que construiu três mesquitas no município. A Alkhaulafa Al-Rashdeen é a mais conhecida por possuir uma estrutura de atração turística na região próxima ao centro comercial. As outras duas funcionam no centro, em meio a prédios e espaços comerciais.

“A partir dessas informações, os serviços de inteligência, vigilância e controle foram reforçados no Aeroporto Silvio Pettirossi, na região de Assunção, e em Ciudad del Este”, diz o relatório da Seprinte. A intenção é confirmar ou descartar a informação, para que, caso confirmada, a ameaça seja neutralizada, ressalta a organização.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *