A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) programou para novembro o início da transição, à Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), da administração do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. O ato, ainda sem data definida, marca também o início da transferência à empresa de outros oito terminais no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Contrato de concessão foi assinado em outubro.
De acordo com a Anac, a CCR assume a gestão integral dos aeroportos de Foz do Iguaçu, Curitiba, São José dos Pinhais e Londrina (PR), Navegantes e Joinville (SC) e Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS) no primeiro trimestre de 2022. Os terminais, administrados atualmente pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), foram arrematados em abril com um lance de R$ 2,128 bilhões.
O contrato de concessão com a CCR03, Companhia de Participações em Concessões do Grupo CCR, tem prazo de 30 anos. À imprensa, a empresa confirmou que no primeiro trimestre do ano que vem está previsto um afastamento da Infraero. O contrato, assinado em outubro, inclui exploração dos serviços públicos de ampliação e manutenção dos terminais dos três estados do Sul do país.
“A assinatura do contrato de concessão representa a concretização de mais uma importante etapa do planejamento estratégico do Grupo CCR”, disse a empresa em comunicado ao mercado. A iniciativa “visa o seu crescimento qualificado, disciplina de capital, agregar valor aos acionistas e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental das regiões onde atua”.
A CCR venceu o leilão dos blocos Sul e Central da 6ª rodada de Concessões Aeroportuárias. Os nove terminais que integram Bloco Sul movimentaram aproximadamente 12,4 milhões de passageiros em 2019. Em 2020, ano da pandemia do coronavírus (covid-19), 4,8 milhões passaram pelos aeroportos, segundo a Infraero.
Gestão
Em setembro, a futura gestora abriu processo para selecionar 200 colaboradores que irão atuar nos terminais aeroportuários. As contratações, cujas inscrições permanecem abertas até o final de dezembro, são efetivas e em diferentes setores e locais. Paralelamente, a Infraero abriu um Programa de Demissão Voluntária (PDV), pago integralmente pela concessionária, como previsto no edital.
O recrutamento está sob responsabilidade do Gi Group Brasil, um dos líderes globais em soluções dedicadas ao desenvolvimento do mercado de trabalho. Para o Aeroporto de Foz do Iguaçu as vagas abertas são para Agente de Atendimento, Fiscal de Pátio, Operador(a) APOC ou Supervisor(a). O link para se candidatar é o www.contratando.com.br
As informações são de GDia