Ele reassume o cargo que ocupou entre maio de 2022 e março de 2023
O engenheiro André Pepitone da Nóbrega assinou, na manhã desta segunda-feira (8), o termo de posse de diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional. Ele retorna ao cargo que exerceu na Binacional entre maio de 2022 e março de 2023. A nomeação, assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foi publicada na edição do Diário Oficial da União de 2 de maio.
Para o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, a volta de Pepitone cumpre com o objetivo de manter uma diretoria altamente capacitada em um momento importante para a empresa. “A sua história mostra que ele é um executivo competente, especialista na área do setor elétrico e uma pessoa que tem experiência acumulada na Itaipu. Neste momento em que a empresa passa por grandes negociações, com um olhar para o futuro bastante diferente, um profissional como ele fará bastante diferença”, ressaltou.
Leia também
- Obras da sede da Unila serão concluídas com recursos da Itaipu, afirma Enio Verri
- Prefeitura de Foz faz nova convocação de estagiários aprovados no PSS
Ao tomar posse, Pepitone se disse entusiasmado e com ânimo renovado para esse novo mandato em frente à Diretoria Financeira da Binacional. “É um novo ciclo que se inicia, assumindo o compromisso com o governo do presidente Lula de tocar a empresa com um olhar social e ambiental. Estou aqui para apoiar integralmente o diretor-geral nessa missão, em um momento muito especial, que é a renegociação do anexo C”, declarou.
Currículo
André Pepitone é servidor de carreira e ex-diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB), cursou especialização em Ciências Geotécnicas (também pela UnB) e MBA em Theory and Operation of a Modern National Economy, pela Universidade George Washington (EUA). Ele também participou do Program on Utility Regulation and Strategy, ministrado na Warrington College of Business, da Universidade da Flórida.
De maio de 2012 a maio de 2014, foi diretor da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar). Em março de 2015, assumiu a vice-presidência da Associação Ibero-americana de Entidades Reguladoras de Energia (Ariae) e, em maio de 2018, foi eleito presidente da mesma associação, com mandato de três anos.
Com a posse de Pepitone, o quadro de diretores da margem brasileira de Itaipu fica completo. Compõem a diretoria, além dele, Enio Verri (diretor-geral), Renato Soares Sacramento (diretor técnico), Luiz Fernando Ferreira Delazari (diretor jurídico), Iggor Gomes Rocha (diretor administrativo) e Carlos Carboni (diretor de Coordenação).