Dados mostram que ainda falta muito para idosos acima de 60 anos serem completamente imunizados e expõem desafio de ampliar cobertura vacinal no país. Especialistas listam falta de imunizantes e de campanha nacional como entraves e apontam que, no ritmo atual, a vacinação de adultos só será concluída em 2023.
Após quatro meses de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, apenas 39% dos idosos acima de 60 anos foram vacinados com as duas doses, considerando todas as vacinas. Isso revela um desafio ainda maior para que o país consiga imunizar a maior parcela da população: a formada pelos adultos até 59 anos. Especialistas estimam a conclusão da vacinação só em 2023 e temem uma terceira onda da doença (leia mais abaixo).
Os dados foram tabulados pelo G1 a partir da base de vacinados do OpendataSUS, sistema do Ministério da Saúde em que estão registradas todas as doses aplicadas (veja metodologia ao final da reportagem).
“A distribuição etária deixa claro que temos um longo caminho pela frente”, afirma o físico Marcelo Gomes, especialista em modelos de propagação de doenças da Fiocruz.
O gráfico abaixo indica o tamanho da população em cada faixa de idade e que parcela dela já recebeu só a primeira dose da vacina, as duas doses ou que ainda não recebeu dose nenhuma.
Vacina da Covid-19: quem já tomou a 1ª e a 2ª dose confira o grafico:
Fonte: OpenDatasus e IBGE.
As informações são de G1 Globo