Após roubos e agressões a turistas, autoridades preparam ação contra “piranhas” em Ciudad del Este

WhatsApp
Facebook
A Polícia Nacional já abordou várias pessoas sem documento de guia turístico que se encontravam no centro da cidade (Foto: La Clave)

Após a reabertura da Ponte Internacional da Amizade, em 15 de outubro, vários turistas estrangeiros se tornaram vítimas de roubos e agressões em Ciudad del Este, praticados por pessoas que se identificam como “guias de turismo”, conhecidos como “piranhas”.

Diante do quadro, que pode afugentar os turistas que vão as compras num dos principais centros comerciais do Paraguai, autoridades preparam ações para aplicar o que prevê a Portaria 008/2015 de Ciudad del Este, que proíbe guias turísticos não autorizados pela Secretaria Nacional de Turismo (Senatur) a atuar na cidade.

De acordo com a rádio La Clave, os “piranhas” aproveitam para se misturar aos trabalhadores para burlar ou roubar estrangeiros que vêm fazer compras na cidade. Desde a reabertura da Ponte da Amizade, vários visitantes já foram vítimas desses criminosos.

“O resultado dessa situação é o enorme prejuízo que causa ao comércio, já que os compradores brasileiros preferem se deslocar para outras áreas de fronteira, como Uruguai ou Bolívia”, alerta a imprensa.

O diretor de fiscalização da Prefeitura Municipal de Ciudad del Este, Javier Miranda, explicou que nos próximos dias as casas comerciais serão obrigadas a informar sobre o trabalho das pessoas que farão o trabalho do guia turístico, que, em geral, eles distribuem panfletos nas vias públicas.

“O comerciante deve informar quantos panfletos serão distribuídos, onde e quem será a pessoa que fará esse trabalho, a fim de identificar quem realiza esse serviço. A empresa que descumprir será sancionada ”, disse Miranda.

Continue lendo em La Clave

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *