O governo da Argentina radicalizou nas ações para conter o ingresso e a propagação do novo Coronavírus, agente transmissor da infecção Covid-19, no país.
Na manhã de domingo (29), foi instalada uma barreira de contenção humana sobre a Ponte Internacional Tancredo Neves, ou Ponte da Fraternidade na fronteira com o Brasil, que une Foz do Iguaçu à Puerto Iguazú.
A medida tem como objetivo ajudar a impedir a propagação do Covid-19. Mesmo assim, alguns argentinos que estavam no Brasil fizeram a saída na aduana e tentaram cruzar a ponte, informa a jornalista Cris Loose.
De acordo com a PRF, o cônsul da Argentina em Foz do Iguaçu esteve na aduana e explicou que eles não poderiam sair porque a entrada no país vizinho não seria permitida.
Pelo menos 16 argentinos estavam sobre a via na manhã desta segunda-feira (30), esperando uma solução.
A decisão pela barreira está amparada no Decreto 274, de 16 de março de 2020, que estabeleceu a proibição de ingresso à Argentina, por um prazo de 15 dias.
A medida é válida para estrangeiros ou cidadãos do país através de portos, aeroportos, passagens internacionais, centros de fronteira ou qualquer outro ponto de acesso, informa o portal La Voz de Cataratas.
As barreiras tem sido removidas esporadicamente para a passagem de caminhões com cargas.
O fechamento da ponte, do lado argentino, está previsto seguir até o dia 31 (terça-feira).