Argentina retoma cobrança dos testes de antígenos para entrar em Puerto Iguazú

WhatsApp
Facebook
Foto: LaVozDeCataratas/Reprodução

O aumento de estrangeiros indo à Argentina nos últimos dias fez o governo da província de Misiones retomar a cobrança dos testes antígenos. A isenção dos exames foi adotada para incentivar o turismo em Puerto Iguazú, um dos chamados corredores seguros. A medida não é aplicada aos moradores de até 50 quilômetros da fronteira. Imprensa do país vizinho destaca as reclamações de brasileiros com as filas.

As fronteiras da Argentina permaneceram fechadas por mais de um ano e oito meses (de março de 2020 a 1º de novembro de 2021) como estratégia para conter a entrada do coronavírus (covid-19). No final de setembro, a passagem pela Ponte Internacional Tancredo Neves foi habilitada como corredor seguro de forma experimental.

Com mais estrangeiros entrando no país, aumentou também as despesas na realização dos testes antígenos. A decisão pela volta da cobrança, segundo o governador Oscar Herrera Ahuad, levou em consideração ainda a existência de vários pontos de fronteira na província de Misiones, além de Brasil, com o Paraguai, que já estão habilitados para ingresso no país.

Em média, são realizados até cinco mil ingressos de veículos no país diariamente, informou. “São cerca de 15 mil pessoas entrando na Argentina por esses pontos habilitados em Misiones e isso exige a compra de mais reagentes e equipamentos, também mais recursos humanos”, explicou Herrera Ahuad, em entrevista ao portal LaVozDeCataratas.
Pela Ponte Internacional Tancredo Neves, que une Foz do Iguaçu a Puerto Iguazú, entram diariamente 4,5 mil estrangeiros, segundo dados da Província. Um percentual considerável é de proprietários de veículos que vão abastecer no país, onde a gasolina é vendida pela metade do preço no Brasil. O grande volume de acessos significa um alto custo de insumos para o sistema de saúde.

Normativa

De acordo com o novo entendimento, os estrangeiros que viajam de países que fazem fronteira com a Argentina devem levar o PCR realizado em até 72 horas ou o teste de antígeno feito com até 24 horas de antecedência. Ambos são aceitos, mas devem ser feitos no país de origem.

Os moradores da região de fronteira (numa faixa de 50 quilômetros) não precisam apresentar o exame caso queiram seguir até Puerto Iguaçu, por exemplo. Porém devem apresentar o comprovante de vacinação com o esquema completo – a última dose tem que ter sido aplicada com uma antecedência de 14 dias.

O governador de Misiones anunciou ainda que mais cinco passagens de fronteira deverão ser habilitadas nos próximos dias. Herrera Ahuad informou também que estão trabalhando para agilizar a abertura de mais cinco pontos de passagens de fronteira, que serão habilitadas nos próximos dias.

As informações são de GDia

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *