O Conselho de Ações Sociais e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná iniciou uma campanha de arrecadação de itens e alimentos para apoiar as famílias de Rio Bonito do Iguaçu, Candói, Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro e de outros municípios da região centro-sul atingidos por um tornado e por fortes temporais na sexta-feira (07). A iniciativa foi anunciada pela coordenada do Conselho, deputada Maria Victoria (PP), em sessão extraordinária realizada neste domingo (9).
A deputada explicou que ação tem o objetivo de colaborar com as ações coordenadas pelo Governo do Estado e as prefeituras. Pontos de coleta serão instalados na sede do Poder Legislativo.
“A partir de segunda-feira (10) teremos um ponto de coleta de donativos para aqueles paranaenses que querem ajudar. A casa do povo paranaense está de portas abertas para receber as doações e enviar para ajudar as famílias atingidas por essa tragédia”, disse.
Leia também
A deputada Maria Victoria adiantou que o Conselho está em contato com a Secretaria de Esportes e Lazer de Curitiba para organizar algum evento esportivo solidário por Rio Bonito do Iguaçu, com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis,
Recentemente uma corrida de rua organizada pela Assembleia Legislativa, em conjunto com a prefeitura da capital, arrecadou mais de três toneladas de alimentos.
“Em cada desafio vem também uma oportunidade de trabalharmos em conjunto para reconstruir a cidade. Nosso papel é conectar quem pode ajudar com quem mais precisa neste momento. Toda doação faz diferença.”, acrescentou a deputada.
Arrecadação
São solicitados água potável, alimentos não perecíveis, colchões, cobertores e roupas de cama, produtos de higiene e limpeza, roupas e calçados em bom estado, além de material de construção.
As doações serão recebidas inicialmente na Assembleia Legislativa, em Curitiba. O Conselho está em contato permanente com a Defesa Civil do Estado, garantindo que os itens arrecadados sejam enviados diretamente às áreas mais afetadas.
Tornado
Segundo informações do Simepar, um tornado com ventos de até 250 km/h provocou destruição de residências, destelhamentos e danos estruturais em residências, comércios e serviços de Rio Bonito do Iguaçu. Fortes temporais também atingiram cidades próximas.
Equipes do Governo do Estado, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, profissionais de saúde e voluntários atuam no resgate e no atendimento às vítimas desde à noite de sexta-feira.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz


