Artes e letras: “Bancada paranaense” tomou posse na Acilbras

WhatsApp
Facebook

A Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil – ACILBRAS, entidade cultural com sede em Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro, promoveu sessão solene de posse no dia 22 de abril, na festa dos 523 anos do Descobrimento do Brasil.

Presidida pelo Maestro Armando Caaraura – escritor, historiador, cantor e compositor de frevo; a Acilbras deu posse à escritores dos Estados do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas.

Representando o Paraná a bancada do Estado foi composta por Gilmar Cardoso e Arleto Rocha (Academia Mourãoense de Letras), Daniel Maurício e Mara L. Cordeiro (Centro de Letras do Paraná) e Flávio Madalasso e Isabel Reginal (Ponta Grossa).

Leia também

O evento contou com apresentações artísticas e culturais, Orquestra Municipal, Programa Social Meninos do Batuque, e ainda com números musicais de cantores regionais e transmissão ao vivo pela Internet através do canal da TV Manducaba, do músico Carlos Manducaba, de Angra dos Reis (RJ) que é Embaixador Cultural da Acilbras.

Para o advogado e poeta Gilmar Cardoso foi uma honra estar assumindo esta Cadeira efetiva e titular nesta conceituada Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil, ao lado de figuras exponenciais da vida cultural do país, com contribuições em todas as áreas, fomento e incentivo aos novos talentos e valorização da arte sob todos os aspectos no âmbito nacional.

A posse aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Volta Redonda (RJ) – a Cidade do Aço – na região sul fluminense e contou com um bom público que prestigiou a solenidade, além de homenagem especial ao Grupo de Cavaleiros que realizam anualmente a Romaria Montada de São Sebastião do Paraíba, uma iniciativa que partiu de Carlos Elias dos Santos Curty e de José Rosa com o intuito de celebrar em sua cidade natal a memória de seus antepassados, todos suíços que emigraram para o Brasil no início do século 19. O percurso da cavalgada é planejado de forma que chegue ao seu destino no dia 20 de janeiro, dia do santo padroeiro de Barra Mansa e igualmente do distrito de São Sebastião do Paraíba. Precede a romaria a celebração de uma missa na igreja de Santa Cruz. A jornada leva em média dez dias, iniciando-se no dia 11 de janeiro, na alvorada, às 6h.

A romaria montada de São Sebastião do Paraíba é realizada há 28 anos.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *