Articulação de Hussein Bakri com Itaipu garante investimentos da usina de ponta a ponta no Paraná

62553ef4 b3af 4330 ac2a ce161936f55e

Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) participou nesta quinta-feira (20), em Foz do Iguaçu, de duas importantes reuniões com a direção de Itaipu Binacional. Além de alinhar investimentos da usina em 16 municípios do Oeste do estado, o parlamentar assegurou que a hidrelétrica banque a construção de uma ponte sobre o Rio Iguaçu entre os municípios da Lapa e de São João do Triunfo, no outro extremo do Paraná.

No primeiro encontro, voltado à região Oeste, Bakri e os prefeitos se reuniram com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, os diretores André Pepitone (financeiro) e Carlos Carboni (coordenação), e o deputado estadual Arilson Chiorato.

Leia também

A eles, a direção da usina apresentou um cardápio de possíveis parcerias com os municípios em diversas áreas, como lixo e reciclagem, recuperação e proteção de nascentes, pavimentação asfáltica, geração de energia solar, entre outras. Ao fim da reunião, cada cidade foi autorizada a elaborar projetos dentro de suas prioridades para apresentá-los a Itaipu, com a expectativa de assinatura de convênios ainda neste ano.

ad531314 8882 4324 8e93 e42f6ee3598d

“Itaipu dá um grande exemplo ao confiar e respeitar o meu trabalho, mesmo que nós estejamos em partidos diferentes. Agradeço ao deputado Arilson, que é presidente do PT do Paraná e com quem tenho uma ótima relação, por ter viabilizado esse encontro. Quem ganha com isso são os paranaenses. E eu já fui autorizado a levar essa mesma discussão aos outros 35 municípios que represento, para uma próxima rodada de negociações com Itaipu”, destacou Bakri.

248f0c6c fe7d 43f1 9706 8888d270078a

Na sequência, os diretores Pepitone e Carboni receberam o Líder do Governo acompanhado dos deputados federais Beto Preto e Toninho Wandscheer, e dos prefeitos Diego Ribas (Lapa) e Abimael do Valle (São João do Triunfo). Em pauta, esteve a construção de uma ponte entre as duas cidades, numa travessia hoje feita de balsa ou via terrestre pela PR-151, num trajeto de 60 quilômetros. Foi acordado que Itaipu vai liberar R$ 9 milhões para a obra já em 2023, enquanto cada prefeitura dará uma contrapartida de R$ 500 mil.

d5335ba3 abe9 4842 a9a4 5551fce6b78e

“Fui procurado pelos dois prefeitos e pedi a eles que fizessem o projeto da obra, mas esbarramos no custo. Então, me associei ao Beto e ao Toninho para procurarmos Itaipu e mostrarmos a importância dessa ponte para o desenvolvimento das duas cidades. Será a concretização de um sonho de mais de 50 anos, que sem dúvida vai transformar os dois municípios”, finalizou Bakri.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz