Em celebração ao Dia de Desenhar uma Ave, o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, convida os visitantes para acompanhar a criação de uma obra da artista iguaçuense Cleise Vidal. A ação acontece no dia 7 de abril, segunda-feira, véspera da data comemorativa, e reforça o compromisso do Parque com a valorização da cultura local e as aves da Mata Atlântica.
“Celebrar o Dia de Desenhar uma Ave é uma forma de aproximar as pessoas do nosso bioma. E contar com uma artista local como a Cleise torna essa experiência ainda mais especial, pois reforça nossos vínculos com a comunidade de Foz do Iguaçu”, afirma Melissa Correa, gerente de comunicação do Parque das Aves.
Durante a ação no Parque das Aves, Cleise estará posicionada próximo a área dos restaurantes, realizando uma pintura inspirada nas aves da Mata Atlântica, convidando os visitantes a acompanharem o processo criativo. A iniciativa busca aproximar ainda mais as pessoas do trabalho realizado pelo Parque das Aves, além de valorizar os artistas da região e tudo o que eles representam para a cultura local.
Leia também
Cleise Vidal, iguaçuense de corpo e alma
Nascida em Foz do Iguaçu, a artista visual Cleise Vidal é conhecida por retratar a natureza com sensibilidade e precisão. Em suas criações, explora a arte como caminho de reconexão com o que há de mais íntimo — consigo mesma, com suas raízes e com o que não se vê, mas se sente. Em 2021, foi contemplada com o prêmio Trajetórias Culturais da Lei Aldir Blanc.
“É sempre uma alegria colaborar com empresas que promovem e fazem ações artísticas como essa, será um prazer compartilhar minha arte com os visitantes”, comenta Cleise Vidal.

8 de abril, Dia de Desenhar uma Ave
O Dia de Desenhar uma Ave é uma iniciativa global que convida pessoas de todas as idades a expressarem seu apreço e preocupação pelas aves por meio da arte. Esse evento anual, que ocorre todo dia 8 de abril, encoraja entusiastas da natureza, artistas amadores e profissionais a compartilhar nas redes sociais suas criações, que tenham como tema principal as aves.
“O Dia de Desenhar uma Ave convida cada pessoa a olhar com mais atenção para as aves e tudo o que elas representam. A proposta é simples: usar a arte como ponte para fortalecer nossa relação com o mundo natural e lembrar da importância de conservar esses animais e os ambientes onde vivem — tão belos quanto ameaçados”, explica Melissa.
Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.