Comissão da Assembleia aprova projeto que proíbe banheiros unissex em prédios públicos e privados do PR

O parecer positivo do deputado Marcio Pacheco foi aprovado, apesar do voto contrário do petista Professor Lemos, que pediu vista ao texto

comissao de educacao
Hussein Bakri, Pedro Paulo Bazana, Mauro Moraes, Professor Lemos, Gilberto Ribeiro e Marcio Pacheco (Foto: Orlando Kissner/Alep)

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta segunda-feira (6) dois projetos que tratam de temas ligados à educação e ao uso de banheiros em espaços públicos e privados. A reunião, presidida pelo deputado Hussein Bakri (PSD), também analisou proposta sobre o modelo de Colégios Cívico-Militares.

Destaca o Blog do Tupan que o projeto nº 647/2021, de autoria dos deputados Ricardo Arruda, Mara Lima (Republicanos), Delegado Tito Barichello (UB) e Adriano José, que impede a criação ou adaptação de banheiros unissex em prédios públicos e privados do estado.

O parecer positivo do deputado Marcio Pacheco (PP) foi aprovado, apesar do voto contrário do petista Professor Lemos, que pediu vista ao texto.

Leia também

Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça se unem em arrecadação de brinquedos no dia das crianças

Segundo Pacheco, a proposta não veta a existência de sanitários de uso comum, mas impede que estabelecimentos públicos — como escolas — tenham apenas banheiros compartilhados.

O deputado petista argumentou que esse tipo de estrutura pode contribuir para reduzir episódios de violência e discriminação, e também sinalizou que deve acionar a Justiça caso a norma avance.

O projeto de lei nº 719/2021, apresentado pelos deputados Ricardo Arruda e Adriano José (PP), recebeu parecer favorável do relator Gilson de Souza (PL) e foi aprovado com um voto contrário, do deputado Professor Lemos (PT), e uma abstenção, do deputado Bazana (PSD).

O texto proíbe o ensino de conteúdos relacionados à ideologia de gênero em instituições públicas e particulares, vedando a abordagem de temas sobre orientação sexual e identidade de gênero no ambiente escolar.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz