Homenagem foi proposta pelo deputado estadual Batatinha; Dobrandino foi eleito o primeiro prefeito de Foz do Iguaçu após o fim da ditadura militar, em 1985
A Assembleia Legislativa aprovou requerimento 243/2023 do deputado Oziel Luiz de Souza, o Batatinha (MDB), para envio de voto de congratulações e certificado de menção honrosa ao ex-prefeito Gustavo Dobrandino da Silva (MDB), pelos “valorosos préstimos aos munícipes” de Foz do Iguaçu. Dobrandino foi eleito o primeiro prefeito do município de região de fronteira, após o fim da ditadura militar, em 1985. Pai do também ex-prefeito Sâmis da Silva, ele se reelegeu como chefe do executivo e para três mandatos como deputado estadual, além de vereador.
Batatinha apresentou o requerimento, informa o GDia, com base no uso de suas atribuições regimentais e, após ouvido o Plenário, “o registro de voto de congratulações” e a emissão de certificado de menção honrosa. A homenagem será entregue “em momento oportuno”. Na justificativa, o parlamentar lembra a trajetória política de Dobrandino, que tem o maior número de mandatos eletivos por Foz do Iguaçu, sendo um “político de destaque no Paraná. Em reconhecimento a este legado, Dobrandino Gustavo da Silva é merecedor desta honraria por esta Casa de Leis”, disse.
A trajetória do ex-prefeito, ex-deputado estadual e ex-vereador Dobrandino da Silva inclui obras importantes para o desenvolvimento social e econômico de Foz do Iguaçu. Entre elas, Batatinha destaca a abertura das grandes avenidas, possibilitando a mobilidade urbana ao município, a implantação da rede de saneamento para os bairros mais populosos, implementando solução a saúde básica aos munícipes bem como a busca de recursos para áreas de segurança, assistência social, saúde, infraestrutura. “Sua história se completa com esta brilhante trajetória política”, ressalta Batatinha.
Trajetória política
Em sua primeira disputa para vereador de Foz do Iguaçu, em 1976, Dobrandino ficou como suplente de 1977 a 1982. Na segunda tentativa a uma vaga na Câmara Municipal, em 1982, Dobrandino foi um dos vereadores mais votados, exerceu seu mandato até 1985, e teve seu nome apontado como um dos fortes candidatos a prefeito, o que de fato veio a ocorrer em 1986. Dobrandino foi eleito prefeito com 19.129 votos.
Leia também
- Ex-prefeito Dobrandino da Silva é cidadão honorário de Foz do Iguaçu
- Assembleia cria primeira Comissão de Igualdade Racial
Em 1990, se elegeu deputado estadual com mais de 25 mil votos e, depois, em 1992, novamente candidato a prefeito, conquistou o dobro de votos de sua primeira eleição, totalizando 42.584, retornando ao comando da prefeitura de Foz do Iguaçu até 1996. Após o mandato de prefeito encerrado em 1996, foi eleito em 2002 deputado estadual, exercendo o mandato de 2003 a 2006.
Novamente eleito deputado estadual em 2007, continuou como deputado na Assembleia Legislativa do Paraná de 2008 a 2012. “Desta forma peço apoio aos meus pares nesta casa de leis, pela aprovação deste requerimento de menção honrosa”, conclui Batatinha.
Reconhecimento
“A nossa família está contente. É um reconhecimento pelo que ele fez não só em Foz do Iguaçu como no Paraná. Dobrandino foi deputado estadual, líder do Governo e presidente do MDB estadual”, disse o ex-prefeito Sâmis da Silva, filho de Dobrandino da Silva. “É um reconhecimento pelo trabalho, pela dedicação dele nestes anos todos. Estamos muito felizes em poder enaltecer esta gentileza, esta espontaneidade do deputado Oziel, o Batatinha. É um presente que ele está dando ao meu pai e a nossa família, este reconhecimento do legislativo estadual pelo trabalho dele”, conclui.