O concurso Capture the Dark é uma competição de fotografia organizada pela DarkSky International. Reconhecido como um dos mais importantes concursos mundiais, o foco é celebrar a beleza da paisagem noturna e da astrofotografia, ao mesmo tempo em que conscientiza sobre a poluição luminosa e a importância de proteger os céus escuros.
O concurso incentiva os participantes a capturarem imagens noturnas inspiradoras. Em 2025, uma astrofotografia do Brasil, que mostra o céu das Cataratas do Iguaçu, foi selecionada para participar da competição. A “Astrofotografia da Ema – Uma Lenda Tupi Guarani”, feita pelo astrofotógrafo Rodrigo Guerra, do Cosmos Iguassu, está concorrendo em duas categorias: Júri Técnico e Votação Popular, que vai até 21 de julho.
Agora, é fazer campanha para todo o país votar na Astrofotografia da Ema por meio do link. Após clicar em votar, no canto superior direito da tela, o participante receberá um e-mail para confirmar o voto.
Leia também
Esta astrofotografia simboliza a cultura e a história dos guaranis, povo ancestral da região. A imagem retrata a constelação da Ema, muito importante para os povos originários, que representa a estação do ano chamada de Tempo Velho (equivalente ao outono e inverno). Quando a ema surge no céu, é sinal de tempo de escassez, já que ela vem devorando alimentos e bebendo toda a água do universo.
Dias mais curtos e frios, poucos frutos, poucas chuvas, pouca caça e pesca são causados pela ema. O pássaro kuruxu, outra constelação dos guaranis (representada pelo Cruzeiro do Sul), segura a cabeça da Ema para ela não beber toda a água e comer toda a comida do universo. Estamos em débito com kuruxu.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz