O prazo para regularizar o título de eleitor termina na próxima segunda-feira, 19 de maio. A atualização cadastral é obrigatória para quem deixou de votar, justificar ou pagar a multa referente a três turnos consecutivos de eleições.
Em Foz do Iguaçu, 206.420 eleitores estão registrados no Fórum Eleitoral, sendo que 196.444 (95,1%) têm biometria cadastrada e 9.958 (4,82%) ainda não realizaram o procedimento. Nas eleições municipais de 2024, mais de 45 mil pessoas deixaram de votar, embora o número de eleitores aptos ultrapassasse os 200 mil. Apenas 154 mil compareceram às urnas; 144,9 mil votos foram válidos, 6,1 mil em branco e 3,1 mil anulados.
O cancelamento do título pode ocorrer caso o eleitor esteja irregular em três turnos seguidos e não justifique a ausência nem quite a multa. No caso de Foz do Iguaçu, o pleito municipal de 2024 foi definido no primeiro turno, somando-se aos dois turnos das eleições gerais de 2022 — totalizando três turnos consecutivos.
Leia também
Para saber se há pendências, os eleitores podem consultar a situação eleitoral gratuitamente nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos Tribunais Regionais Eleitorais ou diretamente no cartório eleitoral.
O título eleitoral regular é exigência legal para uma série de serviços, como emissão de passaporte, inscrição e posse em concursos públicos, matrícula em instituições de ensino oficiais, obtenção de empréstimos em bancos públicos e regularização do CPF.