Após se destacar no Campeonato Brasileiro, em que foi considerada a “cestinha” da competição, ou seja, a jogadora que mais marcou pontos, Kauany Lucion, da Associação de Basquete de Foz do Iguaçu (Abasfi), foi convocada para a Seleção Brasileira Sub-19, e disputará o Mundial na República Tcheca.
Em junho, a atleta viajará com a seleção para a Croácia, onde serão realizados os amistosos, e, em seguida, seguirá até a República Tcheca para a competição oficial. Juntamente com Kauany, o técnico da Abasfi, Cláudio Lisboa, foi convocado e atuará como auxiliar técnico da seleção.
Leia também
“Ficamos muito felizes com a convocação dela. Isso é um reflexo do bom trabalho que vem sendo feito na base da nossa cidade”, comentou Cláudio.
“A Kauany é uma atleta extremamente disciplinada, que se dedica tanto na parte tática quanto na parte física, incluindo treinamentos de academia. Todo esse esforço foi recompensado após ela se destacar no Campeonato Brasileiro de Basquete e ser chamada para representar o Brasil no Mundial”, complementou o técnico, orgulhoso.
Reconhecimento
Kauany começou sua trajetória no basquete em 2017, aos 9 anos de idade, no núcleo de escolinha da ABASMO, em São Miguel do Oeste (SC), sua cidade natal. Ela lembra que, logo no início, sua técnica identificou seu potencial e, após apenas dois meses de treino, participou da primeira competição oficial.
Apesar de duas lesões no joelho que atrasaram sua carreira, Kauany se recuperou e, em 2023, ingressou na equipe do Foz do Iguaçu, aos 15 anos. Desde então, tem se destacado, conquistando diversos prêmios individuais e convocações para seleção paranaense.
Empolgada e realizada com a convocação para a Seleção Brasileira, Kauany expressa sua satisfação e a importância de representar sua cidade. “Essa convocação significa muito para mim. São anos de dedicação ao esporte, treinos e competições. Isso é o reconhecimento do trabalho que venho desenvolvendo ao longo dos anos com diferentes profissionais”.
“É uma grande satisfação levar o nome de Foz do Iguaçu para o mundo. Vou me esforçar ao máximo para representar bem a cidade”, reforça a atleta.
A Abasfi é apoiada pela Prefeitura de Foz, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Juventude e Melhor Idade.