A equipe irá representar o Centro Universitário UniAmérica na competição que começa nesta segunda-feira (5) em Aracaju, Sergipe, na modalidade basquete 3×3. Uma das atletas foi convocada para a Seleção Brasileira
As atletas da Abasfi (Associação de Basquetebol de Foz do Iguaçu) irão participar dos Jogos Universitários Brasileiros Praia (JUBs), que começam nesta segunda-feira (5) e seguem até o dia 10 de julho, em Aracaju (SE). Elas irão representar o Centro Universitário União das Américas (UniAmérica) na modalidade basquete 3×3.
Foram convocadas as jogadoras Belen Pereira, Janaina Gonçalves, Ster Martins e Allanis Delboni, que são bolsistas da instituição e também integram o programa Bolsa Atleta, em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e a Itaipu Binacional.
O primeiro desafio da equipe será na terça-feira (6) contra a Universidade do Estado do Pará (UEPA), às 9h. Por conta das medidas sanitárias para prevenção do coronavírus, a competição não terá público, mas será transmitida ao vivo pelo Facebook e Instagram (@cbdu), além do YouTube da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (cbdutv).
O técnico da equipe, Cláudio Lisboa, comenta que a participação nos jogos universitários representa a evolução natural de uma equipe repleta de talentos, que em 2019 foi campeã dos Jogos Escolares Brasileiros.
“Esta é a primeira vez que participaremos de um JUBs. Essas meninas já foram campeãs escolares e chegaram agora na fase universitária, em busca de conquistas ainda maiores. Jogaremos contra grandes universidades do País e será a chance de mostrarmos o potencial da nossa equipe”, disse o técnico.
Lisboa ainda ressalta que o objetivo é manter o projeto a longo prazo, com as escolinhas de basquete espalhadas pelos bairros de Foz. “Queremos receber alunos já a partir dos cinco anos de idade e trabalhar com eles até o fim da fase universitária, ou seja, participando ativamente de toda essa fase educacional de atletas. O esporte também possui essa função”, afirmou.
Atleta convocada para a seleção
No time da fronteira que está em Aracaju está a atleta Allanis Delboni, que foi convocada pela Seleção Brasileira Sub-19 para a Copa do Mundo Sub-19 feminina. A competição será disputada em Debrecen, na Hungria, entre os dias 7 a 15 de agosto.
A jogadora terá a chance de mostrar o talento em um grupo com adversários fortes, como a Espanha, França e Coreia do Sul. Essa será a primeira participação dela em um torneio de seleções. Ela já havia sido convocada para a disputa da Copa América, mas o torneio foi cancelado devido à pandemia de Covid-19.
“Eu sinto muita felicidade, já que sempre sonhei em vestir a camisa da Seleção Brasileira, ainda mais em um grande campeonato. Fico muito feliz em ter a chance de viver essa experiência de jogar contra as melhores”, celebrou.
Allanis é natural de São Paulo e joga desde os nove anos de idade. Ela integra a equipe da Abasfi desde 2020. “Joguei por alguns clubes de São Paulo e em um campeonato conheci o trabalho da Abasfi. Quando me mudei para Foz, o técnico e a equipe abriram as portas para que eu pudesse treinar e jogar pela associação”.
“Para nós, cada conquista das atletas representa um ganho coletivo. São esforços de dez anos que estão rendendo frutos para todos”, concluiu o técnico Cláudio Lisboa.