Os principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu confirmaram a retomada da visitação em 10 de junho, dia do aniversário de emancipação do município.
Nesta data, o Parque Nacional do Iguaçu vai reabrir os portões no trecho onde estão as Cataratas do Iguaçu, juntamente com o complexo do Marco das 3 Fronteiras. A visitação no circuito turístico da Itaipu Binacional começa gradativamente no dia 11 de junho, feriado de Corpus Christi. As informações são de Ronildo Pimentel no GDia.
A reabertura dos principais atrativos turísticos da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina integra a programação da live solidária da Itaipu no dia do aniversário de Foz do Iguaçu (10 de junho). As datas foram confirmadas na manhã desta quarta-feira (27), em boletim da Cataratas do Iguaçu SA., concessionária da exploração turística do Parque Nacional do Iguaçu.
“A retomada será gradativa e respeitando os protocolos sanitários, como distanciamento social e medição de temperatura dos visitantes, entre outras medidas”, diz a nota. Os três atrativos, que dependem de decisões do governo federal, estão fechados desde o dia 18 de março, como estratégia enfrentamento e para evitar a propagação do novo Coronavírus.
O plano de reabertura dos atrativos turísticos de Foz do Iguaçu está definido em protocolo de segurança sanitária editado pelo prefeito Chico Brasileiro em 7 de maio. O dia 10 de junho é uma previsão, diz o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.
Isso porque, segundo Piolla, vai depender dos indicadores de monitoramento da pandemia em Foz do Iguaçu, no Paraná e no Brasil. A reabertura das Cataratas do Iguaçu, principal termômetro do turismo da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, é aguardada com expectativa pelo setor de turismo do destino.
Recorde anual
O atrativo, conhecido internacionalmente, recebeu em 2019 mais de dois milhões de visitantes, recorde histórico da visitação anual. Os detalhes da reabertura serão definidos pela administração da unidade de conservação em conjunto com Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e concessionárias que operam no local.
Com a reabertura do Parque, volta também os passeio do Macuco Safari, abaixo das quedas de água. O roteiro inclui percurso na selva, em carreta, caminhada na trilha suspensa, bonde de acesso ao cais e a subida nas corredeiras do rio Iguaçu a bordo dos barcos bimotores, além de cachoeirismo no Salto do Macuco e rafting de botes nas corredeiras. A empresa também volta com os passeios do Kattamaram pelas águas dos rios Iguaçu e Paraná.
O complexo do Marco das 3 Fronteiras, que é operado pela mesma concessionária das Cataratas, também vai seguir o plano. Em relação a Itaipu, o diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna, deverá seguir o protocolo do Parque Nacional. No entanto, o circuito só volta a receber visitantes no dia 11 de junho.