Os principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu registraram aumento na visitação nos 31 dias de outubro, em comparativo do mesmo período do ano passado. O Parque Nacional do Iguaçu contabilizou mais de 167 mil ingressos no portão do trecho onde estão as Cataratas do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina. Os números indicam aumentos nos ingressos dos atrativos que formam o Circuito Turístico da Itaipu (CTI), o complexo do Marco das 3 Fronteiras e nos viveiros de imersão do Parque das Aves.
O mês de outubro é marcado por três datas especiais – Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Dia do Professor (15 de outubro). As Cataratas do Iguaçu, principal termômetro do turismo de Foz do Iguaçu, recebeu no período 167.047 visitantes que se maravilharam com as atrações da unidade de conservação, somando 1.510.447 pessoas no acumulado os 10 primeiros meses de 2024.
O mundo todo visitou o Patrimônio Mundial Natural, totalizando 120 nacionalidades em outubro. Entre as nacionalidades mais presentes no parque, os brasileiros seguem como maioria – com 89.935 pessoas, representando 53,8% da visitação. Os estrangeiros somaram 77.112 visitantes. O ranking dos países que mais visitaram, após o Brasil, é formado por Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Alemanha, Espanha e França.
Leia também
Os visitantes viajaram de todas as regiões do país para contemplar as Cataratas do Iguaçu. Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal figuram na lista, liderada por Paraná, com 35.117 pessoas, e São Paulo, com 20.090 visitantes. Em seguida vêm Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Mais atrativos
Os atrativos que formam o circuito da Itaipu Binacional registraram 39.745 visitantes em outubro, totalizando 391.220 ingressos no acumulado de janeiro a outubro deste ano. O circuito Itaipu Panorâmica, que é feito de ônibus e dura uma hora e 10 minutos, foi o mais procurado pelos visitantes durante o período.
Fronteiras
O Marco das 3 Fronteiras, local mais charmoso de Foz do Iguaçu recebeu 37.898 visitantes de 70 nacionalidades durante o mês de outubro. O número indica um crescimento de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o local recebeu visita de 37.011 pessoas.
Depois dos brasileiros, os países mais representativos na visitação foram: Chile, Argentina, Peru, Colômbia, Paraguai, Estados Unidos, França, Espanha, México e China. O Paraná lidera o ranking nacional de visitantes do Marco das 3 Fronteiras, seguido pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pernambuco e Ceará.
Aves
Em outubro, o Parque das Aves completou 30 anos de atuação e bateu recorde histórico no período, com 87.707 ingressos, 5% a mais que o melhor outubro da história, em 2019, quando 83.617 visitantes foram ao local. “Nossa campanha para celebrar o aniversário de 30 anos do Parque das Aves junto com os iguaçuenses foi um sucesso! Estamos muito felizes e agora nos preparando para a alta temporada”, comemorou Soraya Penzin, diretora institucional do Parque das Aves. No acumulado do ano, o atrativo já recebeu 669.678 visitantes.
Com informações do GDia