Evento acontece no dia 28 de junho, às 18h30, nas dependências da OAB- Subseção Foz do Iguaçu
No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN +, em 28 de junho, acontece em Foz do Iguaçu uma audiência pública para debater o respeito à diversidade, o combate à homofobia e as políticas públicas de defesa dos direitos desta população (Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Poli, Não-binárias e mais).
O encontro inicia as 18h30 nas dependências da OAB- Subseção Foz do Iguaçu. A organização é do Comitê Municipal LGBTQIAPN+, que está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade.
Leia também
- Foz do Iguaçu participa do Congresso Internacional de Fisioterapia, na Bolívia
- Itaipu vai repassar R$ 36 milhões e avança federalização do Hospital Municipal de Foz
“Vamos aproveitar o mês e o dia internacional do orgulho, para promover um grande debate a cerca da população LGBTQIAPN+. O intuito é que o maior número de pessoas participe, principalmente para entender as dificuldades que essa população enfrenta dentro do município”, explica a Coordenadora de Direitos Humanos Letícia Figueredo Rodriguez.
Além dos debates, o evento terá apresentações artísticas e culturais da comunidade LGBTQIAPN +.
O dia 28 de junho, inicialmente conhecido como Dia Internacional do Orgulho Gay, tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à LGBTfobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente da orientação sexual, identidade gênero e sexo.
Comitê
O Comitê Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da população LGBTQIAPN+ foi criado através do Decreto 31129/2023, em 09 de fevereiro de 2023. É função do comitê participar da discussão e elaboração, monitoramento e avaliação do plano municipal de proteção e defesa dos direitos humanos conforme as diretrizes da Política Nacional; acompanhar, propor e participar da definição dos princípios e critérios para o desenvolvimento e avaliação de ações referentes à promoção da defesa dos direitos dessa população; apresentar proposta de políticas governamentais além de fortalecer medidas normativas que visem à implementação e regulamentação da política municipal LGBTQIAPN+.