Autoridades de Brasil e Argentina discutem desafios comuns na área das Cataratas do Iguaçu

As conversas representam um passo importante para consolidar uma visão comum entre os dois países

fozdoiguacucataratas 061
Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Os órgãos responsáveis pela gestão dos parques nacionais do lado argentino e brasileiro das Cataratas do Iguaçu avançaram, nesta semana, em uma série de reuniões voltadas ao fortalecimento da cooperação institucional, à melhoria dos serviços turísticos e ao desenvolvimento de um modelo integrado de gestão do destino.

O primeiro encontro ocorreu na Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, com a participação do secretário municipal de Turismo, Jin Bruno Petrycoski, do presidente do COMTUR, Diogo Marcel, e do presidente do SINDETUR, Fernando Martin.

Pelo lado argentino, estiveram presentes representantes da Administração de Parques Nacionais, entre eles o vocal do Conselho, Ricardo Botana, o diretor nacional de Uso Público, Alejandro Roca, o intendente do Parque Nacional Iguazú, José María Hervás, além de equipes técnicas das áreas de conservação e uso público.

Leia também

As discussões abordaram temas como cooperação estratégica, desafios comuns na gestão das Cataratas, aprimoramento dos serviços oferecidos aos visitantes e diretrizes para consolidar um destino mais integrado, eficiente e sustentável.

In loco

Na sequência, a delegação argentina visitou o Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, onde se reuniu com gestores da unidade, como Carlos Rodríguez, responsável pela fiscalização dos contratos de concessão, e Mario Macedo, CEO da concessionária Urbia Cataratas.

O encontro, destaca o LaVozDeCataratas, permitiu a troca de experiências sobre diversificação de atividades, novas operações turísticas, modelos de concessão e ações conjuntas para fortalecer a gestão compartilhada da região.

A agenda encerrou com uma reunião entre prestadores de serviços do Parque Nacional do Iguaçu e representantes da ADAVI (Associação de Agências de Viagens e Turismo de Puerto Iguazú).

O debate tratou dos principais desafios atuais do setor e reforçou o compromisso de avançar em ações coordenadas que promovam o desenvolvimento turístico sustentável e articulado na região trinacional.

Segundo as autoridades, as conversas representam um passo importante para consolidar uma visão comum entre os dois países, reforçando a integração em um dos destinos naturais mais emblemáticos da América do Sul.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz