Avanço do novo coronavírus deixa Foz com sinal alerta, diz secretário da Saúde

WhatsApp
Facebook
Foz do Iguaçu está com sinal de alerta ligado devido ao avança da Covid-19, foram 9 casos em dois dias

Dois bebês – um com nove meses e outro de um ano – deram positivo para a Covid-19; É necessário reforçar a atenção, diz secretário de Saúde

O avanço dos casos de contaminação pelo novo Coronavírus, que provoca a infecção chamada Covid-19, deixaram em alerta as autoridades sanitárias e políticas de Foz o do Iguaçu. Foram 14 registros em duas semanas e nove em dois dias, ressaltou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Nilton Bobato. Entre os pacientes, dois bebês – um com nove meses e outro com um ano – testaram positivo. Cidade registrou o segundo dia seguido sem mais infectados.

“Sinal de alerta ligado!”, reforçou Bobato, ao destacar o número de novos infectados em apenas dois dias, incluindo um idoso de 87 anos. “É necessário reforçar o aviso aos iguaçuenses: ESTAMOS EM RISCO”, escreveu o secretário, em uma rede social. O apelo é para a população manter a estratégia de distanciamento social recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Apesar de nossos índices apresentarem indicadores que denotam o controle da Covid-19, os sinais desta semana nos fazem ligar o alerta e retomar os cuidados”, reforçou Bobato. A preocupação é relacionada principalmente ao relaxamento da população, principalmente com a expectativa de retomada de rotina social.

“A única maneira de continuar a retomada da nossa economia é levar a sério o perigo que isso representa”, afirmou o secretário. Só para contextualizar, no último dia 22 de abril o prefeito Chico Brasileiro (PSD) decretou a reabertura gradual e segura do comércio. No final da última semana, foi editado um decreto com os protocolos para a retomada da hotelaria de Foz do Iguaçu.

Precaução verdadeira

Na avaliação do vice-prefeito, é fundamental que as medidas de proteção sejam verdadeiras, “independente de fiscalização. É necessário usar máscara, manter higiene permanente das mãos e o distanciamento social”, pontuou Bobato. Que completou: “Para continuar avançando é necessário que cada um faça a sua parte: de verdade!!!”.

De acordo com o boletim da Vigilância Epidemiológica da tarde desta segunda-feira (11), dos 67 casos confirmados, 44 estão recuperados, 18 em isolamento domiciliar e três estão internados. Desde o início da pandemia, a cidade registrou dóis óbitos por Covid-19.

Repercussão

A manifestação de Nilton Bobato gerou diferentes manifestações nos comentários da postagem. “Considero prematura a reabertura do aeroporto e mais voos chegando a cidade”, disse Verginia Hauptman. “Não existe melhora no cenário nacional, para que tomem medidas nesse sentido. Infelizmente, a tendência e que os casos aqui em Foz aumentem”, completou.

Ronildo Pimentel
Por GDia

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *